Fornecedores

Fornecedores | Rumo
Comunicados/Documentos

Este manual visa informar aos fornecedores de materiais e serviços da Rumo sobre as políticas
internas da empresa, para garantir que todos tenham conhecimento de seus direitos e deveres, além
de sanar problemas operacionais e de gestão que possam surgir por falta de entendimento dos
processos. Logo, o não cumprimento dos requisitos abordados aqui implica, desde a interdição da
atividade, até a desomologação do fornecedor e quebra do contrato.

Manual do Fornecedor

Dúvidas Frequentes

Por favor, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ao Fornecedor, pelo telefone (19) 3403-5001. Durante a ligação, lembre-se de informar a sua Razão Social, CNPJ e telefone para contato.

Não. Para os seguintes escopos de fornecimento, o processo de cadastro não deve ser feito neste Portal, mas sim, definidos pelas áreas específicas, com base em suas demandas e estratégias internas:

 

  • Fornecedores contratados diretamente pelo Grupo Econômico Cosan, para realizar serviços em nossa empresa (homologação temporária);
  • Empresas intercompany;
  • Combustíveis;
  • Empresas estatais e concessionárias, como as de luz, água e telefonia;
  • Associações de classe e sindicatos;
  • Consultorias de qualquer natureza e serviços jurídicos, de RH, comunicação, publicidade, treinamentos, etc;
  • Fornecedores de materiais, insumos e serviços internacionais;
  • Pessoa física;
  • Serviços logísticos não contratados pela área de Suprimentos.

Não. Após o pré-cadastro, fazemos uma análise cadastral de sua empresa. O seu negócio só estará autorizado ao fornecimento depois de ter sido aprovado no processo de avaliação e estar devidamente cadastrado em nossa base de fornecedores.

 

Atenção: para a participação efetiva em processos de cotação de fornecimento de determinados materiais (por exemplo, insumo industrial e embalagem), além da referida avaliação cadastral, será preciso fazer uma análise técnica dos materiais — processo este, realizado pela nossa equipe responsável.

Não. O pré-cadastro em nosso Portal de Fornecedores é completamente gratuito. Contudo, após a solicitação de cadastro, será cobrado um custo referente à análise cadastral, conforme consta na segunda etapa do passo a passo, presente no documento de solicitação.

Obrigatoriamente, o arquivo XML/PDF (NFe) deve ser enviado para o nosso endereço eletrônico recebimento_nfe@cosan.com.

O e-CNPJ é a versão eletrônica do tradicional CNPJ, que garante autenticidade e integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas na internet. O documento deve ser emitido em nome do representante legal da empresa na Receita Federal. Também pode ser utilizado para assinatura das Notas Fiscais Eletrônicas (NFe), caso seja o mesmo responsável.

Para emissão do certificado digital, a pessoa deverá possuir um CPF e CNPJ válidos, estar com a situação regular e com os dados corretos na Receita Federal, além de adquirir certificações de uma das autoridades credenciadas, como: Certisigin: www.certisign.com.br, Verisign: www.verisign.com.br, Serasa Experian: www.serasaexperian.com.br

Guias e Políticas
Transporte | Rumo
Ainda com
dúvidas?