Não sou fornecedor | Rumo

Não sou
fornecedor

Não sou fornecedor | Rumo
Informativos

Prezado(a) fornecedor(a),

Com a finalidade de melhor orientá-los quantos às etapas do processo de compras e estreitar o relacionamento comercial entre o Fornecedor e a Rumo, gostaríamos de reforçar que antes de iniciar um fornecimento de serviço, material ou equipamento, o fornecedor deve seguir alguns procedimentos. Saiba quais são, e se você já souber, aproveite para lembra-los.

  • Nenhum fornecimento de equipamento, material ou serviço pode ser iniciado sem o recebimento de um pedido de compra ou contrato assinado. A Rumo não se responsabilizará pelo pagamento de equipamentos, serviços ou materiais cujas notas fiscais não estejam em acordo com o pedido de compras ou contrato assinado.
  • Não é autorizado o início de qualquer serviço ou fornecimento de materiais cuja a confirmação seja realizada através de e-mail ou telefone. Caso o fornecedor receba qualquer solicitação interna de funcionários da Rumo que não esteja embasada em um pedido de compras ou contrato, o mesmo deve consultar o responsável em Suprimentos por essa contratação que irá orienta-lo como seguir.
  • Na eventualidade de existir previsão para futuros aditivos de fornecimento durante a execução de serviços contratados, estes somente poderão ser iniciados pelos nossos fornecedores após terem recebido um pedido formal emitido pela área de Suprimentos.
  • Aproveitamos para ressaltar que o Portal de Pedidos é a única ferramenta adotada pela Rumo, para envio e confirmação de pedido de compras. Todos os fornecedores devem consultar e receber os pedidos através dessa ferramenta.

A Rumo não reconhece e não reconhecerá pleitos sobre ressarcimentos futuros relativos aos descumprimentos dos procedimentos mencionados acima, toda e qualquer exceção deve ser discutida e aprovada previamente pela área de Suprimentos da companhia.

Em caso de Dúvidas por favor entre em contato com o Comprador responsável pela negociação.

Certo de sua compreensão, agradecemos.

Diretoria de Suprimentos

Entenda o Processo de Homologação

Se você quer ser um fornecedor Rumo, o primeiro passo é realizar o pré-cadastro para que os dados da sua empresa fiquem disponíveis. Em caso de interesse e necessidade, nosso time de Suprimentos entrará em contato.

– Cartão CNPJ;

– Comprovante do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais (Sintegra), se tiver Inscrição Estadual;

– Comprovante de Inscrição Municipal, dependendo da classificação tributária municipal.

– Comprovante bancário (da conta jurídica da empresa): cópia simples do cheque, ou extrato bancário (somente o cabeçalho), ou cartão de débito/crédito, ou carta em papel timbrado com assinatura do gerente do banco;

– Declaração do Simples, caso tenha informado ser optante;

– Contrato Social ou a última Alteração Contratual consolidada; ou Estatuto Social (S/A)

– Certidão da Junta Comercial ou do Cartório de Registro de P.J;

– Certidão FGTS;

– Certidão INSS;

– Alvará / Licença de Vigilância Sanitária;

– Certidão Conjunta Receita Federal/ Ministério da Fazenda;

– PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;

– PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional;

– Certificado ISO 9001;

– Certificado ISO 14001;

– Certificado OHSAS 18001;

– Certificado SA 8000;

– Certidão de Registro de Pessoa Jurídica no CREA, CRQ, CRN, ou órgão pertinente à atividade de sua empresa;

– Informações sobre a empresa (informações legais);

– Informações sobre a Diretoria;

– CNDT – Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;

– Certidão Municipal;

– Certidão Estadual;

– Informações sobre fornecedor(es) e cliente(s);

– Dependência Financeira;

– Relatório completo sobre Inadimplências – SERASA

– Informações sobre importação e exportação;

– Grupo econômico;

– Patrimônio da empresa;

– Seguros;

– Dados financeiros (Faturamento bruto mensal dos últimos 12 meses);

– Balanço Patrimonial dos três últimos anos;

– Informações sobre Produtividade da Empresa;

– Comprovante de pagamento da Bernhoeft (150,00 para os casos que se aplicarem conforme determinação da Rumo).

Se a equipe de Suprimentos solicitar a avaliação cadastral da sua empresa para dar a continuidade ao processo de homologação, será necessário realizar as etapas abaixo, através do Portal de Fornecedores:
– Análise de todos os documentos e informações disponibilizados por sua empresa na fase de pré-cadastro feitos pela Gestão de Fornecedores da Rumo;
– Aceite da sua empresa para a “Política de Uso do Portal” e assinatura eletrônica do “Termo de Cláusulas e Condições Gerais”, disponíveis no Portal;
– Dependendo do escopo de fornecimento informado, será necessária a avaliação cadastral da empresa. Essa avaliação é realizada pela Bernhoeft Auditores-RJ (http://www.bernhoeft.com.br) e consiste no preenchimento de informações complementares e solicitação de documentos adicionais a serem inseridos no próprio Portal, levando em conta aspectos trabalhistas, previdenciários, tributários, financeiros e fiscais. O custo da análise cadastral é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e deverá ser pago por sua empresa diretamente à Bernhoeft.
Em caso de dúvidas sobre a avaliação cadastral, entre em contato com a Bernhoeft pelo telefone (11) 4118-6665.

A sua empresa será cadastrada em nossa base de fornecedores caso não apresente irregularidades nas etapas anteriores.
A aprovação no processo de cadastro significa que o fornecedor atende os requisitos estabelecidos pela Rumo para Gestão de Qualidade, SSMA, Financeira, Jurídico, etc.
Para a participação efetiva em processos de cotação de fornecimento de determinados materiais (por exemplo, insumo industrial e embalagem), além da referida avaliação cadastral da empresa, será necessária a avaliação técnica dos materiais pela área responsável.
Importante: A Rumo se reserva o direito de contatar as empresas cadastradas conforme demandas a serem executadas. O pré-cadastro não implica em cotações e/ou negócios com sua empresa em todas as oportunidades, nem o autoriza a se apresentar para o mercado como sendo um fornecedor da Rumo e/ou recomendada por ela para fornecer bens e serviços a outras empresas.
Observação:
Fornecedores de equipamentos, materiais e serviços de forma geral são cadastrados por meio do Portal de Fornecedores, conforme procedimento informado na seção Fornecedores de Materiais e Serviços.
Para alguns escopos de fornecimento, o processo de cadastramento não é realizado neste portal. São eles:
• Fornecedores contratados diretamente pelo Grupo Econômico COSAN para realizar serviços na Rumo (homologação temporária);
• Empresas Intercompany;
• Combustíveis;
• Empresas estatais e concessionárias (Exemplo: Luz, Água, Telefonia, etc)
• Associações de Classe e Sindicatos;
• Consultorias de qualquer natureza e serviços jurídicos, de RH, comunicação, publicidade, treinamentos, etc.
• Fornecedores de Materiais, Insumos e Serviços Internacionais;
• Pessoa Física;
• Serviços Logísticos não contratados pela área de Suprimentos;
Nestes casos, o processo de cadastro de fornecedores é definido pelas áreas específicas, com base em suas demandas e estratégias internas.

Transporte | Rumo
Ainda com
dúvidas?