Estamos comprometidos com o crescimento sustentável do Brasil, oferecendo soluções logísticas de baixa emissão de carbono* e cultivando relacionamentos responsáveis com as comunidades locais.
Somos orientados à busca do impacto positivo social, ambiental e de transparência na governança corporativa, atuando de maneira estratégica nos temas de sustentabilidade prioritários para o nosso negócio e para nossos stakeholders prioritários (parceiros e clientes, colaboradores, sociedade, investidores e acionistas, ONGs, entre outros). Assim, assumimos 10 Compromissos Públicos de sustentabilidade que deixam evidente nossa transparência na gestão de nossos processos e negócios, no investimento para a redução de nossos impactos ambientais e no nosso interesse genuíno em contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, justa e igualitária.
Guiados por nossa Cultura e nossos Valores, nos dedicamos continuamente no desenvolvimento da nossa governança de sustentabilidade, priorizando a segurança das operações, a evolução da nossa eficiência energética e gestão de emissões, o respeito aos colaboradores, às comunidades locais e à diversidade das nossas pessoas, entre outros temas, promovendo um negócio cada vez mais responsável e sustentável.
Nossa Governança de Sustentabilidade é estruturada em 5 pilares, que guiam desde nossas priorizações estratégicas (definição dos temas materiais de sustentabilidade Rumo), indicadores e projetos relevantes, compromissos públicos, rituais de gestão internos e externos (que envolvem desde as esferas tática-operacionais até a mais estratégicas, com a alta liderança) e, também, abarca as políticas e procedimentos vinculados aos temas de sustentabilidade.
Para determinar os temas de maior relevância em nossa gestão de Sustentabilidade, utilizamos a Matriz de Materialidade da Rumo, revisada periodicamente a partir de estudos de “dupla materialidade”. Em 2023, essa análise considerou indicadores de mercado e investimento (ESG), benchmarking do setor, avaliação da estratégia Rumo e feedback de diversos stakeholders internos e externos. Os temas materiais identificados – frutos das escutas e escolhas estratégicas e que estão refletidos em nossa estrutura da governança de sustentabilidade – são: Mudanças climáticas e gestão de emissões, Segurança e riscos operacionais, Governança e ética, Relacionamento com comunidades, Direitos humanos, e Diversidade, equidade e inclusão. Este processo foi avaliado e seu resultado aprovado pela alta liderança e pelo Conselho de Administração da Rumo.
Complementar à essa governança, temos o Relatório de Sustentabilidade da Rumo, que assegura a transparência na gestão da sustentabilidade da empresa, comunicando nossos avanços, desafios e perspectivas em relação aos temas materiais. Também possuímos uma Política de Sustentabilidade, por meio da qual orientamos o alinhamento estratégico a longo prazo de nossas ações por meio de diretrizes, junto aos nossos 10 Compromissos com o Desenvolvimento Sustentável, direcionando nossos esforços na construção de um futuro mais sustentável. Veja a seguir mais detalhes sobre nossa Política e Compromissos.
Zelar pela segurança dos times, processos e operações, com reflexo em nosso índice LTIF (tempo perdido devido a lesões), cuja média deve ser 0,15, no período até 2025.
Promover e estimular a eficiência energética, buscando mitigar os impactos nas mudanças climáticas.
Reduzir em 15% as emissões por TKU (tonelada quilômetro útil) até 2023.
Promover a diversidade de gênero nos processos seletivos e mapa de sucessão, além de desenvolver as pessoas continuamente. Nesse aspecto, nos comprometemos em elevar o índice de satisfação do colaborador de 78%, em 2019, para 82%, até 2025.
Difundir valores éticos entre todos do time e na cadeia de valor.
Buscar formas de financiamento atreladas a critérios de sustentabilidade (Green/Social/ Transition/ESG-related).
Contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil, protegendo os recursos naturais, com atitudes que buscam a perenidade dos negócios e geração de impacto positivo nas comunidades do entorno das operações.
Promover a transparência em relação à gestão dos negócios e em alinhamento a aspectos de sustentabilidade.
Incentivar a inovação no negócio e nas partes interessadas.
Impulsionar a cadeia de fornecedores a realizar a promoção da Sustentabilidade.
Promover ações de sustentabilidade em conjunto com os clientes.
Relatório de Sustentabilidade 2022 EN
Relatório de Sustentabilidade 2022 PT
Relatório de Sustentabilidade 2021 EN
Relatório de Sustentabilidade 2021 PT
Relatório de Sustentabilidade 2020 EN
Relatório de Sustentabilidade 2020 PT
Relatório de Sustentabilidade 2019 EN
Relatório de Sustentabilidade 2019 PT
Relatório de Sustentabilidade 2018 EN
Relatório de Sustentabilidade 2018 PT
Relatório de Sustentabilidade 2017 EN
Relatório de Sustentabilidade 2017 PT
Relatório de Sustentabilidade 2016 EN
Relatório de Sustentabilidade 2016 PT
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.