Entendemos a importância de ampliar a capacidade produtiva do Brasil, além de antecipar e desenhar o futuro tecnológico da infraestrutura nacional. Por isso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial — Departamento Regional do Paraná, desenvolvemos um estudo prospectivo: o Mapa do Futuro Horizonte 2040. Com o material, o foco é identificar os desafios e oportunidades para o setor ferroviário de cargas até o ano de 2040.
Em maio de 2019, 46 especialistas em Inovação, Tecnologia e Ferrovia analisaram inúmeros aspectos que envolvem a situação atual de toda a cadeia produtiva do transporte ferroviário do Brasil.
A partir disso, eles refletiram coletivamente sobre o futuro das mudanças tecnológicas no setor ferroviário de cargas em um Ateliê do Futuro — processo este, marcado pelo uso de diversos métodos e técnicas de foresight.
O resultado desse trabalho detalhado pode ser visto no Mapa do Futuro do Setor Ferroviário de Cargas, que aponta os 42 elementos de situação atual, assim como, sinaliza 9 desafios estruturantes, identifica 113 vetores tecnológicos e coloca em destaque 10 grandes tendências que devem remodelar o Setor Ferroviário de Cargas no Brasil pelos próximos 20 anos.
O documento ainda aponta quais são as importantes frentes de trabalho e deve ser visto como um referencial de novas oportunidades. Cada desafio abre a possibilidade para grandes transformações, que podem ser traduzidas em pesquisa, desenvolvimento, tecnologia, inovação, trabalho, produtividade e aumento de competitividade. Para saber mais, confira o Mapa digitalmente por meio do link: Mapa do Futuro – Setor Ferroviário de Cargas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.