Inovação e
tecnologia

Inovação e tecnologia | Rumo

Para unificar a cultura da empresa e manter o olhar no futuro, possuímos uma estrutura consolidada de Inovação e P&D. A Pesquisa e o Desenvolvimento têm como foco melhorar diferentes tecnologias, identificando demandas que exigem um estudo minucioso e conduzindo os projetos que envolvem testes de novas soluções para, posteriormente, serem aplicados em nossas áreas de atuação.

No setor de Inovação Aberta, a missão é mapear os projetos de “curto prazo”, identificando oportunidades de melhoria por meio de processos de imersão, assim como, conectando soluções do ecossistema de inovação. Além disso, aplicamos esses métodos na Inteligência em Inovação para trazer a visão de futuro da ferrovia, por meio da antecipação de tendências tecnológicas, preparando a organização para variados cenários e servindo de apoio no desenvolvimento de planos estratégicos.

Nossos Projetos

Projeto Chave na Mão | Rumo

Projeto Chave na Mão

Inicialmente, a nossa escala de maquinista possuía um controle e planejamento totalmente manuais. Foi então, que em 2017, o projeto Chave na Mão veio para impactar a rotina dos colaboradores. Com ele, conseguimos desenvolver um conjunto de soluções para possibilitar o registro de ponto de forma portátil, assim como, um canal de comunicação direto, além de um algoritmo exclusivo para auxiliar na definição da escala dos maquinistas.

Essas ações se tornaram ferramentas essenciais no dia a dia de nossos profissionais — seja para facilitar o planejamento das atividades ou a troca de informações ao longo da jornada de trabalho.

Mapa do Futuro | Setor ferroviário de cargas | Rumo

Mapa do Futuro | Setor ferroviário de cargas

Entendemos a importância de ampliar a capacidade produtiva do Brasil, além de antecipar e desenhar o futuro tecnológico da infraestrutura nacional. Por isso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial — Departamento Regional do Paraná, desenvolvemos um estudo prospectivo: o Mapa do Futuro Horizonte 2040. Com o material, o foco é identificar os desafios e oportunidades para o setor ferroviário de cargas até o ano de 2040.

Projeto Acelera | Rumo

Projeto Acelera

O projeto nasceu da necessidade de encontrar respostas para os problemas identificados dentro de nossas operações. A partir dele, conseguimos alcançar os colaboradores, capacitá-los e obter o esperado protagonismo das áreas internas.

O objetivo é que a nossa cultura de inovação esteja cada vez mais disseminada, por meio do desenvolvimento de protótipos de soluções e do uso de metodologias inovadoras e com foco no empreendedorismo dentro das equipes.

Transporte | Rumo
Edital Fuse

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.