Rumo divulga nas redes sociais os cuidados com a ferrovia e o trânsito no Carnaval | Rumo

Com a temática Unidos pela Segurança, a empresa publicará peças de conscientização para motoristas e pedestres durante a folia

Aviso sobre cuidado

Com o “bloquinho de carnaval” virtual Unidos pela Segurança, a Rumo, maior concessionária de ferrovias do país divulgará na próxima sexta-feira (9) uma ação de conscientização nas redes sociais (Instagram e no Facebook) para repassar os cuidados com a ferrovia na véspera de um dos mais tradicionais eventos do calendário Nacional: o Carnaval.

Presente em nove estados brasileiros e mais de 500 municípios, a segurança da operação ferroviária e das comunidades representam o principal valor da empresa. Desde que assumiu a concessão em 2015, a Companhia desenvolve ao longo dos anos ações de conscientização com o intuito de promover uma relação harmoniosa entre a população e a ferrovia.

O principal objetivo da iniciativa é trabalhar a educação no trânsito. “A imprudência é o fator que mais causa acidentes envolvendo carros e trens e a melhor forma de reduzir essa estatística é investindo na educação”, afirma Washington Oliveira Freitas, coordenador de Segurança Integrada da Rumo.

Conforme o último levantamento da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), o setor ferroviário de carga conseguiu atingir padrões internacionais de segurança. Nos últimos 25 anos houve uma redução significativa de mais de 85% no volume de acidentes.

“O transporte de cargas por ferrovia retomou o protagonismo na logística brasileira operando 24h por dia de forma ininterrupta. Hoje, as redes sociais são uma das nossas fontes para divulgar nossas ações de segurança e educação no trânsito, principalmente os cuidados e atenção diante de uma ferrovia”, explica Freitas.

“A queda do número de acidentes em ferrovias de carga registrada a partir do início dos contratos de concessão, com base nos melhores padrões internacionais nos comprovam que as operações das associadas da ANTF estão entre as mais seguras e eficientes do mundo. Infelizmente, a imprudência — de pedestres e motoristas — ainda aparece como a principal causa de acidentes ferroviários. Iniciativas como esta, da Rumo, especialmente no período de Carnaval, são oportunas, sempre necessárias e têm o apoio da associação”. Davi Barreto, diretor executivo da ANTF

Unidos pela segurança, veja algumas dicas abaixo:

Motoristas:

•  Se beber, não dirija;
  •  Use cinto de segurança;
  •  Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando;
  •  Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva);
  •  Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima;
  •  Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.

Pedestres:

• Alimente-se bem;
  • Beba muita água;
  • Esteja descansado;
  • Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso. Redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização.
  • Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento;
  • Nunca caminhe sobre os trilhos é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia;
  • Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que colocam a vida em risco.

A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 6 terminais portuários nos principais portos brasileiros.

Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.

E-mail: rumo@loures.com.br
 Fábio Rogério: + 55 (13) 9 8816-5233