Desde 2020 a Rumo está investindo em um novo sistema de licenciamento, controle e monitoramento de tráfego na Operação Norte, para atender o crescimento previsto no Planejamento Estratégico com mais segurança e produtividade. Este é um projeto inovador e disruptivo que irá transformar o modelo operacional das ferrovias ao redor do mundo.
Esse sistema é o PTC 2.0 e pode ser traduzido como: “conjunto de sistemas de controle de trens, compostos por hardware e software, os quais juntos monitoram a localização e a movimentação das composições, gerando segurança e ganhos em produtividade”.
Pelos próximos quatro teremos esta disruptiva tecnologia aplicada gradativamente em 4 mil quilômetros de malha. Entre as muitas vantagens deste robusto investimento por parte da Rumo, podemos considerar:
Depois de concluirmos a fase 1 de implantação do projeto, onde todo o sistema de licenciamento de trens do Centro de Controle Operacional/Norte foi substituído pelo TMDS (Train Management Dispatch System), passamos agora para a fase 2.
Nesta segunda fase faremos a substituição dos sistemas de BORDO em 382 locomotivas e 80 veículos auxiliares de manutenção. Também será instalada toda infraestrutura de campo necessária para o funcionamento e conexão dos sistemas de licenciamento e dos BORDOS das locomotivas, permitindo assim o funcionamento da tecnologia PTC 2.0.
Realizado em cooperação com nosso fornecedor Wabtec, aqui no Brasil o projeto também contempla as demais ferrovias que tem interface com a nossa malha. Para o sucesso do projeto o principal fator é o envolvimento de todas as áreas da companhiaa. Com essa união de diferentes áreas somos mais que o Brasil em movimento, somos o Brasil movimentando a segurança e a performance operacional.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.