Trilhando seu Futuro: Instituto Rumo oferece ferramentas para o desenvolvimento socioprodutivo de jovens | Rumo

Ao longo do mês de junho, colaboradores da Rumo Logísitca foram mentores no programa Trilhando seu Futuro, realizado pelo Instituto Rumo em parceria com o Instituto Joule.

Na primeira turma, somaram-se 20 mentores(as) – executivos(as) da Rumo e da Brado que se voluntariaram para oferecer orientação de carreira – e 20 jovens de Cubatão (SP) e Rondonópolis (MT). Ao total, aconteceram 64 encontros de forma online entre mentores(as) e mentorados(as).

No início do programa, 45% dos(as) jovens afirmaram que já tinham clareza da escolha sobre a profissão. Ao final, o número subiu para 65%. Além disso 9,8 das respostas (em uma escala de 0 a 10) demonstram que os participantes indicariam a participação no Programa de Mentoria.

Danilo Veras, gerente-executivo de Estratégias e Projetos Regulatórios, foi um dos mentores e falou sobre essa experiência durante o encontro de encerramento, ressaltando que a mentoria não é apenas uma chance de ensinar algo, mas uma experiência que gera aprendizado para ambas as partes.

“Todos aqui têm uma história de vida que não é de sucessos constantes. Poder olhar para trás e contar a própria experiência profissional para alguém é uma chance de ter aprendizado mútuo”, comentou o gerente-executivo.

Ele também diz: “E, se nós tivéssemos tido essa oportunidade lá atrás, os nossos acertos seriam ainda maiores. Vale falar também sobre o acolhimento, porque eu vejo que é uma juventude muito pressionada pelo objetivo do sucesso tão visto nas redes sociais. Poder dizer para essa turma que falhar e se levantar faz parte do jogo é importante. É um trabalho de acolhimento com eles e também de análise própria.”

Essa é mais uma ação do Instituto Rumo, em conjunto com o Trem do Bem, que beneficia positivamente a vida das comunidades que cercam nossas operações, sobretudo de jovens. Isso porque acreditamos que a educação é uma pauta fundamental para o desenvolvimento do nosso país! Parabéns a todos(as) os(as) envolvidos(as) na edição piloto do Trilhando seu Futuro!