Trilhando a Ferrovia: descubra a diferença entre locomotivas, vagões e trens | Rumo

Trilhando a Ferrovia: descubra a diferença entre locomotivas, vagões e trens

Trilhando a Ferrovia é uma série de conteúdos sobre a nossa operação nas ferrovias do país. Curiosidades, números, estatísticas, tudo que compõe o dia a dia do nosso trabalho nos milhares de quilômetros de malha ferroviária que conectam o Brasil.

E para abrir a nossa série, você sabe a diferença entre locomotivas, vagões e trens?

Vista aérea de uma paisagem, com um trem passando ao fundo

  • Trem ou Composição: comboio constituído por uma ou mais locomotivas, mais os vagões;
  • Locomotiva: veículo que traciona a composição, possui motor para geração de energia e motores de tração que geram o movimento;
  • Vagão: unidade de transporte de carga ou pessoas, os vagões são sempre rebocados, não possuem tração própria.

 

Você sabia que quando as locomotivas rodam sozinhas elas não são chamadas de trens e sim “escoteiras”?

Na Rumo, contamos com mais de mil locomotivas e 30 mil vagões que transportam produtos industrializados, combustíveis e commodities agrícolas. Nós transportamos todos esses produtos para as principais regiões do território nacional e do exterior.

A Rumo é a principal ferrovia dos produtos agro exportados. Nossos trens viajam por diferentes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, sempre prezando pela qualidade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.