Surf Tech e Rumo firmam parceria para implantar rede de fibra ótica com foco em 5G no Brasil | Rumo

Projeto tem potencial para cobrir os 14 mil quilômetros de trilhos administrados pela concessionária e prevê investimento de R$ 1,5 bilhão

A Surf Tech acaba de firmar parceria com a Rumo, maior operadora de ferrovias do país, para a implantação de uma rede de fibra ótica com foco em 5G. O projeto tem potencial para chegar a cobrir os 14 mil quilômetros de trilhos administrados pela concessionária. O objetivo é levar conectividade para municípios presentes nos nove estados brasileiros cortados pela malha sob concessão da empresa.

Inicialmente, o projeto prevê o investimento de R$ 1,5 bilhão, que serão captados via emissão de debêntures pela Surf Tech. A participação da Rumo se dá por meio da cessão do direito de implantação da fibra ótica na extensão da faixa de domínio de suas ferrovias.

A rede foi projetada com capacidade para tráfego de até de 1 Exabps – ou seja, cerca de um bilhão de Gpbs. Isso significa que a rede pode ser um milhão de vezes mais potente do que um cabo submarino que conecta o Brasil aos Estados Unidos. “O ecossistema advindo da implantação do 5G no Brasil e no mundo vai muito além do que o 4G proporciona, seus benefícios são transformadores para a sociedade”, explica o fundador da Surf Tech, Yon Moreira.

Os mais de 500 municípios que hoje são cortados pelos trilhos administrados pela Rumo serão beneficiados principalmente com a possibilidade de acesso à internet com velocidade e qualidade. Este serviço, que será viável a partir da implementação conduzida pela Surf Tech, fará com que setores como logística, saúde e educação tenham ganhos de capacidade e desenvolvimento por meio da conexão que o 5G proporcionará.

Yon explica que a latência vai permitir enorme eficácia em diversas frentes, com em HFT (high-frequency trading), robôs que representam 70% de todas as transações de bolsas de valores no planeta, além de permitir automação da “locomotiva” de crescimento brasileiro, o agronegócio, e uma verdadeira revolução na saúde, educação e bem-estar dos brasileiros.

“Esta parceria representa um marco para a infraestrutura do país e traz bons frutos a todos os envolvidos, tanto para empresas quanto para os cidadãos que serão amplamente beneficiados pela transformação proporcionada pelo 5G”, afirma o gerente executivo consultivo da Rumo, Renato Caldo. “Tanto a Rumo quanto a Surf Tech estão empenhadas em unir esforços para deixar um legado perene para a sociedade”.

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões.

A Rumo está presente na 17ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

Sobre a Surf Tech

A Surf Tech foi criada por um grupo de executivos brasileiros comprometidos com a transformação da sociedade por meio da inclusão digital e dos serviços de telecomunicações. Seu DNA nativo é oferecer serviços de rede neutra, incluindo desde infraestrutura passiva até os mais avançados recursos de fibra ótica.