Rumo se torna a primeira e única empresa brasileira do setor de logística a compor as carteiras do Índice Dow Jones de Sustentabilidade | Rumo

Rumo se torna a primeira e única empresa brasileira do setor de logística a compor as carteiras do Índice Dow Jones de Sustentabilidade

O ingresso pioneiro da Companhia no principal índice global de sustentabilidade passou por uma avaliação criteriosa de suas práticas de gestão social, ambiental, de governança e econômica.

A Rumo, maior concessionária de ferrovias do País, ingressou pela primeira vez no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index, em inglês, ou DJSI) da edição de 2023. O DJSI é um dos índices  mais reconhecidos na avaliação de rendimento sustentável de empresas listadas em bolsa e avalia companhias de diferentes continentes.

É um feito pioneiro, pois a Rumo é a única empresa brasileira do setor de logística a figurar no índice internacional. Com base na análise de desempenho dos pilares de sustentabilidade, o DJSI lista as empresas que se destacam no mundo por suas práticas de gestão social, ambiental, de governança e econômica.

“O reconhecimento do Dow Jones nos confirma que estamos trilhando uma jornada histórica no setor de infraestrutura nacional. Essa conquista reflete o trabalho diário e incansável dos nossos quase 9 mil colaboradores na entrega de uma logística ferroviária eficiente e segura”, comenta Cristiano Brasil, Vice-Presidente de Gente, TI, Comunicação, ESG, Segurança Patrimonial, Prevenção de Perdas e Facilities da Rumo.

“Além de garantir a segurança alimentar global ao movimentar grãos do Brasil para o mundo, também investimos para que a nossa operação tenha impactos positivos e perenes, seja por meio da redução de emissões, seja por meio da geração de empregos e oportunidades para diversos perfis de pessoas”, explica Cristiano.

 

Seleção criteriosa

A nova composição do índice é definida após a avaliação de um questionário respondido pelas empresas e, também, por meio das informações públicas disponíveis em relatórios anuais financeiros e de sustentabilidade e em websites. A conquista alcançada é resultado de um esforço em conjunto ao longo dos anos que comprova a consistência do direcionamento da empresa no que diz respeito a pauta de sustentabilidade, abrangendo desde questões sociais, ambientais e de governança.

Questões sociais: direitos humanos, práticas trabalhistas, saúde, segurança e bem-estar, e diversidade;

Questões ambientais: emissões e gestão das mudanças climáticas e recursos naturais;

Governança: ética, transparência, riscos, materialidade, cadeia de fornecedores entre outros, que é essencial para a longevidade do negócio e para agregar valor aos projetos e operações, de modo a reduzir os impactos provenientes da atuação da concessionária, pavimentando o caminho para uma economia cada vez mais sustentável.

 

Carteiras ingressadas

O ingresso da Rumo no índice ocorreu em duas carteiras: a Dow Jones Sustainability™ World Index, e a Dow Jones Sustainability™ Emerging Markets. A carteira Dow Jones Sustainability™ World Index é composta por ações das maiores empresas do mundo, que, em seus diferentes setores econômicos, se destacam pelo desempenho em sustentabilidade e adaptação às tendências de mercado, sendo capazes de criar valor para os acionistas. É uma referência mundial para investidores e agências financeiras internacionais que se baseiam nesse índice para tomada de decisão em investimentos responsáveis.

A carteira Dow Jones Sustainability™ Emerging Markets compreende líderes de sustentabilidade de mercados emergentes. O objetivo é elencar empresas de setores diferentes com base em critérios econômicos, ambientais, de governança e sociais. Tanto a World Index quanto a Emerging Markets são válidas por um ano, e após esse período é feita uma nova análise para determinar se as empresas permanecem ou não nas carteiras.

 

Sobre a Rumo 

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 9 terminais de transbordo, está presente em quatro portos e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

 

Atendimento à Imprensa

E-mail: rumo@loures.com.br 
Fábio Rogério: + 55 (13) 9 8816-5233

Allan Scheid: + 55 (41) 9 9910-7641

Mariana N. Marciano: + 55 (19) 9 8116-1988

Evely Leão: + 55 (11) 9 7774-5596

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.