Rumo realiza simulado de acidente na linha férrea de Cruz Alta | Rumo

Rumo realiza simulado de acidente na linha férrea de Cruz Alta

Simulação contou com a participação de 35 profissionais das equipes da concessionária, bombeiros e guardas municipais

Na manhã de quinta-feira (30), a partir das 11h00 foi realizada em Cruz Alta (RS), uma simulação de acidente de trânsito envolvendo um carro e um trem. A ação mobilizou ao todo 35 pessoas que fazem parte das equipes dos Bombeiros, Segurança Patrimonial e Guardas Municipais, além de chamar a atenção da população que passava pelo local. A representação do acidente ocorreu na passagem de nível da rua Domingos Veríssimo.

Vagão de trem ao fundo e uma ambulância ao centro com pessoas ao redor

No local, também foi simulado o vazamento de um tanque de diesel da locomotiva, a contenção foi realizada com materiais próprios para o atendimento à emergência envolvendo produtos perigosos derivados de petróleo.

“Esse treinamento tem como objetivo aperfeiçoar as equipes de segurança e atendimento às situações emergenciais envolvendo vítimas e o meio ambiente, além de conscientizar a população sobre as leis de trânsito e comportamentos seguros nas proximidades da linha férrea”, explica Leandro Fernandes – Auditor de Ambiental da Rumo.

Ao final da ação, os presentes receberam panfletos da campanha: Pensei que Daria tempo e foram conscientizados pelos profissionais da Rumo e da Secretaria Municipal de Trânsito com dicas de segurança no trânsito.

Dicas de segurança

Motoristas:

• Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que

não há trens se aproximando;

• Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização

visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva);

• Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma

passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima;

• Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva

vidas.

Pedestres:

• Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento;
  • Nunca caminhe sobre os trilhos é uma prática imprudente e com risco de

morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais

da ferrovia;

• Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São

atividades ilegais que colocam a vida em risco.

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 9 terminais de transbordo, está presente em quatro portos e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

E-mail: rumo@loures.com.br
 Fábio Rogério: + 55 (13) 9 8816-5233