O mês de agosto foi marcado pela finalização das obras do Trecho 3 da Malha Central e hoje, 08 de setembro, a Rumo realizou o protocolo do pedido da Licença de Operação para o trecho 3 ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Esse trecho é o único segmento da Malha Central que ainda não está operando.
O pedido de licença foi acompanhado por um relatório que apresentou de forma detalhada a finalização das obras, e também o detalhamento do cumprimento, por parte da Rumo, de todas as condicionantes ambientais.
O próximo passo é aguardar a visita técnica dos analistas do IBAMA, para então obtermos a Licença de Operação para toda a Malha Central da Ferrovia Norte Sul.