Rumo oferece vagas de emprego e cursos de capacitação profissional no Mato Grosso | Rumo

As oportunidades são para as áreas operacional e administrativa da maior concessionária de ferrovias do Brasil; já os cursos de capacitação serão realizados em parceria do Sistema FIEMT, Senai e IEL

Se você está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho neste início de ano, a Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, está oferecendo vagas em diversas cidades de Mato Grosso. As oportunidades são para estágio, cargos operacionais e administrativos.

Homem sorrindo usando uniforme da Rumo e equipamentos de segurança. Ao fundo um vagão da Rumo.

O processo seletivo da Companhia é composto por quatro etapas: inscrição online, análise de currículos e expectativas salariais, entrevista com o RH e, por fim, entrevista com gestor(a). Não há distinção de idade, gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual para as posições. Os interessados devem acessar a página de carreiras do site da Rumo e realizar a inscrição às vagas.

Segundo Tiago Proba, gerente de Cultura, Atração, Diversidade e Marca Empregadora da Rumo, a Companhia busca candidatos que demonstrem proatividade e tenham senso de comprometimento. “A Rumo está com diversas vagas disponíveis, então essa é uma boa chance para começar 2024 com um emprego novo. Inclusive, algumas oportunidades não exigem experiência anterior na função, já que a empresa oferece cursos de capacitação aos seus colaboradores”, comenta o executivo.

Estágio: vem crescer na Rumo

Entre as oportunidades, há duas vagas de estágio disponíveis em Primavera do Leste (MT) voltadas aos estudantes de Engenharia (todas as carreiras) cuja conclusão de curso ocorrerá entre 2024 e 2025. É necessário residir na cidade e ter disponibilidade para estagiar 6 horas por dia.

Além da possibilidade de atuar em uma das maiores empresas do setor de logística ferroviária do país, os selecionados também poderão contar com os programas internos da empresa para impulsionar sua carreira.

Para se inscrever acesse o site.

Cursos de capacitação profissional

Outra oportunidade para quem busca novas oportunidades de carreira, é realizar os cursos de capacitação profissional que serão oferecidos pelo Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema FIEMT), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI MT) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT). A iniciativa visa selecionar, recrutar e capacitar profissionais que possam executar atividades na construção da Ferrovia Estadual Senador Emílio Vuolo.

Os cursos de qualificação profissional serão ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para a área de construção civil, com formação em: ajudantes de obras, armador de estruturas, carpinteiro de obras, encarregado/mestre de obras com ênfase em terraplanagem e construção, o operador de caminhão basculante, operador de caminhão pipa, operador de caminhão guindauto, operador de escavadeira e construtor de alvenaria.

Já o IEL MT irá selecionar e recrutar os trabalhadores, disponibilizando o Banco de Talentos dos formados nos cursos. O recrutamento será feito após o cadastro dos currículos e triagem dos profissionais para as vagas disponíveis. Os contratos IEL Senai são com a Rumo, mas quem vai contratar são as construtoras que estão fazendo a obra.

Para mais informações, acesse: Link

Desenvolvimento profissional

A Rumo oferece programas como o Trilhas de Carreira, focado em profissionais da operação que são orientados na busca por novos aprendizados e cargos; e o Carreira em Movimento, que tem como objetivo otimizar o recrutamento interno, possibilitando a mudança de carreira aos colaboradores dentro da companhia e das empresas do Grupo Cosan, do qual faz parte.

Outro programa focado no desenvolvimento de seus times é o Academia Rumo, criado para oferecer diversas capacitações e treinamentos para os profissionais de todos os níveis.

Oportunidades profissionais

Presente em 9 estados brasileiros, a Rumo está investindo na contratação de novos colaboradores. No Mato Grosso, as obras da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo estão em andamento e a Companhia espera atrair talentos de todos os níveis para esse novo trecho operacional, que conectará o Centro-Oeste aos principais terminais portuários do país.

A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 6 terminais portuários nos principais portos brasileiros.

Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.

E-mail: rumo@loures܂com܂br
 Fábio Rogério: + 55 (13) 9 8816-5233