A Teva Índices, especializada na criação de levantamentos ligados à diversidade, atualizou o balanço Teva Mulheres na Liderança, que seleciona as empresas com maior participação de mulheres em sua governança. Nesta atualização mais recente, a Rumo foi uma das organizações adicionadas.
A metodologia para a criação do índice leva em conta a participação de mulheres em todos os órgãos de governança, cobrindo quase 8.000 posições. O score mede de forma prática o resultado da adoção de políticas de igualdade de gêneros. No nosso caso, uma delas é a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres.
Os princípios são um conjunto de considerações que ajudam a comunidade empresarial a incorporar valores e práticas que visem à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres, sendo umas delas a liderança sensível à igualdade de gênero.
Apesar do caminho para alcançarmos a equidade de fato ainda ser longo, pouco a pouco, estamos avançando nesse objetivo. Aqui na Rumo, das coordenações ao Conselho de Administração, temos mulheres ocupando cargos, liderando equipes, áreas e projetos e tomando decisões que definem desde fatores de segurança e prevenção de acidentes, até as estratégias do negócio.
Para entender melhor o desafio delas ao ocupar uma cadeira de liderança, conversamos com Renata Ramalho, gerente-executiva de SSMA e Fernanda Pinow, gerente-executiva de Gente e Relacionamento.
“Os principais desafios para a mulher, tanto no mercado de trabalho no geral, quanto na gestão, é provar sua capacidade, principalmente quando se trata de funções historicamente masculinas. Também ressalto a importância de mulheres gestoras ajudarem outras chegarem em cargos de gestão. Por aqui a gente costuma falar ‘uma puxa a outra‘. Precisamos disso.” – Renata Ramalho.
“Um dos motivos da minha migração para a área de Gente é para ajudar a formar um time mais diverso. Acredito que uma área com formações, históricos, gêneros, vivências e perspectivas diferentes traz projetos e soluções mais completos para os nossos desafios, além da representatividade. Meu pedido para as mulheres é que continuem puxando outras. Sei que às vezes o dia a dia é difícil, mas é preciso. É isso que faz meu olho brilhar e me dá orgulho de fazer parte dessa mudança.” – Fernanda Pinow.
Vamos, juntas e juntos, continuar nos movimentando rumo à verdadeira equidade!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.