Rumo destaca potencial da Malha Central para Goiás durante a Tecnoshow Comigo 2023 | Rumo

Conclusão das obras da ferrovia conecta o estado com o Porto de Santos (SP) e traz mais competitividade para o agro e a indústria da região.

A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, marca presença pelo segundo ano consecutivo na feira Tecnoshow Comigo. A edição 2023 será realizada em Rio Verde (GO), entre os dias 27 e 31 de março. Durante o evento, a concessionária apresentará as perspectivas para o estado com a conclusão das obras da Ferrovia Norte-Sul (Malha Central), prevista para o primeiro semestre deste ano.

A ferrovia tem potencial para conectar o estado de Goiás com a solução de escoamento mais eficiente do Brasil, que é o Porto de Santos (SP). Além de ligar diretamente a indústria goiana com São Paulo, o maior polo consumidor do país. Trata-se de um sonho antigo do estado e que agora é realidade, por meio de uma solução logística eficiente e sustentável.

“A Malha Central representa uma estratégia para a manutenção da competitividade e crescimento econômico do Brasil, além de ser um sonho antigo para Goiás, que agora se torna realidade”, afirma o VP Comercial da Rumo, Pedro Palma. “Trata-se de uma mudança de paradigma para o estado, que é um dos poucos no Brasil a não ter fronteira nem com mar e nem com países externos. Ao ser integrado com a ferrovia, Goiás passa a oferecer ao mercado uma opção mais competitiva de transporte”.

Com dois terminais de grãos localizados em Goiás e 1 terminal de açúcar em Minas Gerais, a Malha Central transformou a logística dos produtos agrícolas da região. Os terminais de Goiás, localizados em Rio Verde e São Simão, operaram em 2022 mais de 7 milhões de toneladas (soja, milho e farelo), o dobro do volume registrado no ano anterior. O terminal de Rio Verde também conta com um terminal de fertilizantes, onde é realizado o transbordo e a mistura deste importante insumo para a região.

Esses resultados reforçam o potencial que a ferrovia está trazendo para a região. Com o ganho de eficiência logística e competitividade, a tendência é que Goiás veja a produtividade crescer em setores que hoje já são representativos para sua economia, como o agro e a indústria.

“Veremos uma atração de investimentos, que resultará em ganho de escala na oferta de produtos, mais oportunidades de emprego e aos poucos Goiás deixará de ocupar apenas o cenário político – por abrigar a capital do País – e passará a ter maior participação econômica”, diz Palma.

Ampliar o modal no Estado é uma das prioridades do Governo de Goiás, que trabalha na implantação do Sistema Ferroviário Estadual (SFE) para estimular a competitividade do setor produtivo com a redução dos custos de transporte.

“Vamos seguir o modelo federal e estimular a criação de trilhos estaduais, sob o regime privado de autorização. Assim, a iniciativa privada terá condições de construir e explorar esses ramais secundários ligando os polos produtivos às grandes artérias de escoamento, com é o caso da Ferrovia Norte-Sul”, destaca o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.

E Goiás ainda pode se beneficiar muito mais do potencial da ferrovia, em razão da diversidade de setores com forte desenvolvimento. Além do agronegócio e da indústria, os segmentos de líquidos (combustíveis), fertilizantes e minério também abrem espaço para que a Rumo possa expandir sua operação futuramente. “Em breve, teremos em Rio Verde um outro terminal para líquidos, enviando etanol para Paulínia (SP) e com os trens voltando carregados com diesel e gasolina”, diz o VP Comercial da empresa.

“Além disso, temos planos ainda mais ambiciosos. Há 5 terminais em negociação com parceiros, todos já pensados para atender as necessidades de diversos setores econômicos. E a expectativa é que esse número cresça futuramente. O futuro já é uma realidade em Goiás e estamos orgulhosos em fazer parte dessa história”.

Serviço – Tecnoshow Comigo 2023

Quando: de 27 a 31 de março
Horário: das 8h às 18h. A abertura oficial será dia 27, às 9h, no Auditório 1
Estande Rumo: QUADRA 16 – L-6
Endereço: Rodovia GO 174, Km 252, Zona Rural – Rio Verde

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões.

A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.