Rumo destaca compromisso com o Dia da Consciência Negra e promove ações antirracistas por meio do Programa Impulsionar | Rumo

Empresa mostra que a diversidade é parte essencial de sua cultura corporativa.

No mês que comemoramos o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Rumo, maior operadora de ferrovias do país, reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade e inclusão, adotando uma postura ativa e consciente no combate ao racismo em todas as esferas da empresa. Sob o mote “Antirracismo é atitude e atitude é o que movimenta o Brasil”, a concessionária destaca o Projeto Impulsionar, voltado para a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário.

A progressão na carreira é crucial, mas nem todos têm igual acesso às oportunidades. Nesse contexto, o projeto Impulsionar tem o objetivo de fomentar o crescimento profissional dos colaboradores autodeclarados como pretos e pardos. O Impulsionar é subsidiado pela empresa e oferece 100% de apoio para a educação superior dos seus participantes, capacitando-os para um desenvolvimento profissional mais sólido e impactante em suas vidas.

O programa Impulsionar é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Em 2023, o projeto conta com 61 participantes (todos colaboradores da Rumo), os quais receberão uma formação em Gestão da Produção Industrial, somada às sessões de mentoria com profissionais que atuam em setores de liderança na companhia.

Taciane e Paulo Henrique: “Oportunidade de crescimento profissional”

Taciane Escobar, que atua há quase 2 anos como Técnica de Operações, conta que se inscreveu para participar do projeto porque viu uma oportunidade para o crescimento profissional. “Ao elaborar projetos antirracistas a empresa ajuda a combater o racismo estrutural e promover um ambiente mais inclusivo”, diz a colaboradora.

Por já ter passado por situações preconceituosas, o que acabou fazendo com que sentisse insegurança em alguns momentos, Taciane ressalta a importância que o dia 20 de novembro representa na sua vida. “A informação é uma ferramenta poderosa no combate ao racismo, pois aumenta a consciência, descontrói estereótipos, auxilia as pessoas a enfrentar a discriminação e promove a empatia”, afirma.

Taciane Escobar, Técnica de Operações

Movido pelo desejo de adquirir mais conhecimento, Paulo Henrique dos Santos, Operador de Terminais há mais de 2 anos, fala que também foi incentivado pelo projeto Impulsionar, e conta que tem um sonho que é crescer na empresa e encontrar oportunidades dentro dela e não fora. Segundo o profissional, apesar de já ter passado por situações preconceituosas fora do ambiente de trabalho, isso não fez com que desistisse dos seus sonhos.

Paulo Henrique dos Santos, Operador de Terminais

“Uma empresa que se posiciona ativamente contra o racismo não só cria um ambiente mais acolhedor para todos os colaboradores, como também demonstra o compromisso da companhia com a justiça social e a igualdade de oportunidades”, destaca o Gerente de Cultura, Atração, Diversidade e Marca Empregadora da Rumo, Tiago Proba.

“O Dia da Consciência Negra é uma data crucial para reforçarmos nossos valores e ações em prol de um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso. Estamos empenhados em promover a diversidade e o respeito à pluralidade de nossos colaboradores”, afirma Proba.

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 9 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

Atendimento à Imprensa da Rumo
E-mail: rumo@loures.com.br