Rumo conclui obras estratégicas para implantação da Ferrovia Estadual de MT | Rumo

Rumo conclui obras estratégicas para implantação da Ferrovia Estadual de MT

Uma vista aérea de uma ferrovia em construção, com um trem em movimento. Ao lado da ferrovia, há áreas de terraplanagem e vegetação. O céu é nublado.

Quem visitar a região sul de Mato Grosso já pode ver o andamento acelerado das obras de implantação da Ferrovia Estadual Emílio Vicente Vuolo. Seis importantes construções de viadutos e passagens inferiores foram concluídas pela Rumo Logística. Ao todo serão pouco mais de 740 km de ferrovia, saindo de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, bem como um ramal até Cuiabá, com recursos 100% privados.

As construções finalizadas correspondem ao pacote de 19 viadutos e passagens inferiores e superiores que são chamadas de Obras de Artes Especiais (OAE), previstas nos primeiros 200 km de implantação do projeto.

Entre as obras concluídas, está o viaduto ferroviário no Km 008 sobre a BR-163, no município de Rondonópolis (MT).  Este é o marco inicial da construção da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo (Projeto LRV). O viaduto tem uma extensão de 107,14 metros, além de um total de quatro vãos, sendo dois laterais (medindo 23,57 metros) e outros dois vãos centrais, com 30 metros cada. Para essa obra foram utilizados 50 equipamentos e necessários 120 profissionais durante o período de 220 dias.

“Com investimento 100% privado, a nova ferrovia beneficiará a população e a economia local do Estado de Mato Grosso por meio da criação de empregos, recolhimento de impostos e oferta de uma solução logística competitiva, segura e de baixo carbono para o transporte de commodities agrícolas e outras cargas no estado”, completa Angelo Kury, diretor executivo do Projeto Ferrovia de Mato Grosso.

A Rumo concluiu em fevereiro de 2024 a construção de aproximadamente três km de trilhos da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio, em Rondonópolis. Esta construção vai viabilizar o início do recebimento de materiais, via modal ferroviário, para a execução da nova ferrovia. Para entregar os três km de trilhos foram utilizados 3.334 dormentes de concreto, 1.745 dormentes de madeira, dois aparelhos de Mudança de Via (AMVs) e 20 barras de trilhos (com 312 metros cada).

O viaduto sobre a BR-163/364, localizado nas proximidades do distrito de Boa Vista (município de Rondonópolis), também foi concluído e foram lançadas 10 vigas gigantes, com 30 m de comprimento e peso aproximado de 100 toneladas (cada). Com extensão de 160 m também transpõe o Rio Tugore que define o limítrofe entre os municípios de Rondonópolis e Juscimeira. Foram usados mais de 2.500 m³ de concreto e quase 300 toneladas de aço.

Também está 100% executada a passagem rodoviária na MT-237, localizada no Distrito de Santa Elvira (Juscimeira) que tem 23 m de extensão. Para a construção foram usados quase 500 m³ de concreto, 70 toneladas de aço, além de atividades de terraplenagem.

O viaduto da MT-480 (em Juscimeira) também está com status concluído. Com extensão de 23 m foram precisos aproximadamente 450 m³ de concreto e usadas 58 mil toneladas de aço. E terraplanagem de 52 mil m³. Já foram finalizadas também duas passagens inferiores, uma na MT-270 e outra na MT-469, além de uma passagem superior sobre a MT373. Todas elas foram concluídas entre abril e junho deste ano.