Rumo apoia criação de centro de recuperação neurológica do Hospital Angelina Caron | Rumo

Projeto viabilizou espaço de atendimento multidisciplinar a pacientes com sequelas neurológicas provenientes de AVCs e outras lesões

A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, anuncia mais um importante passo em seu compromisso de responsabilidade social. Por meio de doações da concessionária e outras empresas, acaba de ser concluído o projeto de desenvolvimento do Centro Integrado de Recuperação Neurológica do Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba (PR).

Iniciado em 2017, o espaço físico localizado dentro do complexo hospitalar conta com cerca de 200m², incluindo consultórios de atendimento ambulatorial e ginásio equipado com materiais necessários para a recuperação dos pacientes.

O centro de reabilitação foi pensado para oferecer suporte multidisciplinar para pacientes que passaram por cirurgias e tratamentos neurológicos e, agora, precisam iniciar o processo de reabilitação, mantendo o acompanhamento regular.

Para isso, o local conta com equipe formada por profissionais de Neurocirurgia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, que têm como objetivo maximizar o nível de independência funcional, de mobilidade, cuidado pessoal, comunicação e funções de ingestão das pessoas atendidas. Poderão acessar o Centro de Recuperação – localizado na Rodovia do Caqui, nº 1150, Centro – todos aqueles que forem indicados para tratamentos dessa ordem.

Desde o início do projeto, foram realizados 527 atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), desses 97% representam pacientes que tiveram 30% de melhora funcional após a finalização do ciclo, com base em padrões internacionais em reabilitação.

“Para nós é uma honra fazer parte da criação de um espaço tão importante para a região metropolitana de Curitiba e para o estado como um todo. Temos como compromisso contribuir positivamente para o desenvolvimento das cidades em que estamos presentes e o complexo faz parte desse objetivo”, diz Renata Ramalho, Gerente Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Rumo.

O Centro Integrado de Recuperação Neurológica Angelina Caron foi viabilizado por meio de valores doados via lei de incentivo do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde (PRONAS). O prédio foi construído com recursos do próprio complexo hospitalar, mas graças ao apoio de companhias como a Rumo foi possível adquirir dezenas de equipamentos necessários para o funcionamento do espaço.

O Hospital Angelina Caron é um parceiro importante para a Rumo. Além do apoio à criação do centro integrado, a concessionária já investiu em outras ações da instituição, como o Fundo do Idoso (2017 e 2018), e realizou a doação de 1 mil litros de álcool 70% durante o atual período de pandemia.

Além disso, também com apoio da Companhia, em julho deste ano, foi iniciada a execução dos projetos do Centro de Reabilitação de Pacientes Amputados e do Atendimento Especializado a Nível Ambulatorial para Pessoas com Deficiência, que têm conclusão prevista para meados de 2021. “Queremos contribuir cada vez mais para que mais iniciativas em prol da comunidade possam ser desenvolvidas”, conclui Renata Ramalho.

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.200 locomotivas e 33 mil vagões.

Allan Scheid (allan.scheid@loures.com.br) + 55 (41) 9 9910-7641

Fábio Rogério (fabio.rogerio@loures.com.br) + 55 (13) 9 8816-5233