O relatório presta contas do aporte financeiro captado em 2020 para o financiamento de projetos e iniciativas sustentáveis da companhia.
Seguindo a linha de transparência, a Rumo emite, mais uma vez, o relatório de prestação de contas de Green Bond (títulos verdes, em português), do aporte financeiro de R$ 500 milhões captado em 2020 para o financiamento de projetos e iniciativas sustentáveis da companhia.
O documento, que passou por auditoria externa, elenca os programas que auxiliam na redução do consumo de combustível, eficiência energética e segurança que receberam parte desse aporte entre julho de 2021 e junho de 2022.
Entre eles, está a aquisição de 28 locomotivas AC44, integrando o pacote de 30 locomotivas adquiridas desde 2020; e a aquisição de 10 locomotivas modelo ES44, com motores menores e mais eficientes, que podem proporcionar redução de cerca de 6% no consumo de diesel.
Outro projeto é o Trip Optimizer. Implantado em 2021, trata-se do sistema de condução autônoma, uma das principais alavancas da eficiência energética na companhia, proporcionando economia de mais de 5% de diesel em relação a uma viagem realizada pelo maquinista, além da redução de emissões atmosféricas. O sistema foi implantado em 290 locomotivas, habilitando cerca de 82% do trecho entre o Terminal de Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP).
Para conferir os demais projetos, basta acessar o relatório clicando aqui.
A captação desse aporte financeiro é importante para continuarmos oferecendo uma solução logística segura, eficiente e de baixo carbono para contribuir com o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro e a segurança alimentar mundial. Não à toa, a emissão foi reconhecida por meio da premiação Project & Infrastructure Finance Awards, da Revista Latin Finance, no ano passado.
“Estamos determinados em seguir nesta jornada importante de criação de valor, e confiantes que com a companhia de nossos acionistas, credores e outros stakeholders atingiremos nossos objetivos entregando uma logística limpa para impulsionar ainda mais a participação do Brasil no Trade Global de grãos”, diz Rafael Bergman, vice-presidente Financeiro da Rumo.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.