O mundo ferroviário é cheio de detalhes e termos bem peculiares. É por isso que gostamos de trazer aqui algumas curiosidades para você. Por exemplo, você sabia que as bandeiras de pátio são extremamente importantes para garantir a segurança nas nossas operações?
Elas possuem quatro cores diferentes. Confira quais são e o significado de cada uma:
Vermelha/Amarela: sinaliza que a 1.000 metros adiante existe um Boletim de Serviços. É utilizada para boletins “Pare Sim” e “Pare Não”, devendo respeitar as regras do Regulamento Operacional da Rumo.
Vermelha: sinaliza que o trem deve parar. Deve ser colocada a 1.000 metros da bandeira vermelha/amarela e a 100 metros das frentes de trabalho.
Verde/Amarela: deve ser colocada a 500 metros da área de trabalho e indica homens trabalhando próximos, porém, fora do gabarito da via, a mais de três metros do eixo. Ao avistá-la, o Maquinista/Condutor deve fazer uso da buzina e seguir a VMA do trecho.
Laranja: deve sempre ser instalada entre os trilhos e sinaliza que há colaboradores realizando qualquer serviço em cima, debaixo ou entre o material rodante.
*Em pátios assistidos, a bandeira vermelha e a laranja são as únicas que podem ser fixadas entre os trilhos e não podem ser transpostas por veículos ferroviários até que sejam retiradas.
Está curioso(a) para saber sobre algum outro assunto? Conta pra gente na enquete que está no final da nossa Newsletter.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.