Oportunidades e desafios com nova ferrovia no Mato Grosso | Rumo

Oportunidades e desafios com nova ferrovia no Mato Grosso

Em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), realizamos, no dia 31 de março, o Encontro de Fornecedores “Juntos por Mato Grosso nos Trilhos”.

O workshop reuniu empresários, associações e lideranças do setor público e privado do estado para falar sobre as oportunidades e os desafios da construção da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso, projeto sob nossa responsabilidade. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e está disponível no link.

Trata-se de uma obra de grande complexidade, não somente pela área de abrangência, mas também pela infraestrutura e mão de obra necessárias. Com 743 quilômetros de extensão, a nova ferrovia vai interligar Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá, passando por 16 municípios.

A estimativa é que sejam investidos entre R$ 9 bilhões e R$ 11 bilhões. O projeto de construção considerou os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Nossa equipe técnica elaborou 2.500 estudos de traçados para estabelecer a opção mais viável e sustentável.

O evento foi conduzido pelas áreas de Engenharia, Segurança, Meio Ambiente e Suprimentos, que apresentaram todas as informações necessárias para as empresas poderem participar da construção da ferrovia. Nos intervalos das apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas nas mesas redondas com os nossos especialistas.

No momento, o EIA/RIMA (Estudos de Impactos Ambientais), elaborado pela nossa empresa, está em análise na Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT). “Hoje, nós temos apenas um cronograma referencial, uma vez que todas as etapas da obra envolvem licenças ambientais e aspectos diversos ligados à infraestrutura e engenharia”, afirma nosso Gerente Executivo de Estratégias e Projetos Regulatórios, Danilo Veras.

A expectativa é construirmos, em média, cerca de 100 quilômetros de ferrovia por ano a partir da emissão da licença de instalação para o início das obras.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.