Mulheres na ferrovia: manobradora faz história no maior porto da América do Sul | Rumo

Mulheres na ferrovia: manobradora faz história no maior porto da América do Sul

Colaboradora da Rumo há seis anos em Santos (SP), Jessica Campos é exemplo da força feminina dentro da Companhia

São Paulo, março de 2023 – De acordo com o Boletim Especial 8 de Março, divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), as mulheres representam 44% do total da força de trabalho no Brasil. Nesse contexto, observa-se uma presença crescente de mulheres em diversas funções e setores, incluindo aqueles que antes eram majoritariamente masculinos, como o segmento ferroviário.

Nesse contexto, temos observado uma presença crescente de mulheres em diversas funções e setores, incluindo aqueles que antes eram majoritariamente masculinos, como o segmento ferroviário.

Na Rumo, maior operadora de ferrovias no Brasil, a presença feminina vem aumentando ano a ano. A empresa tem hoje três mulheres em seu Conselho de Administração, o que é bastante relevante quando consideramos que só 14% das cadeiras dos conselhos são ocupadas por mulheres no Brasil. Além disso, a Companhia registrou um avanço de 10% em 2022 no número de mulheres em seu quadro.

Um caso que pode ser usado como exemplo da força e determinação feminina é o de Jessica Campos, de 32 anos, manobradora da Rumo que atua no maior porto da América do Sul, o de Santos (SP).

Formada em gestão portuária, Jessica iniciou na Rumo no ano de 2017. Começou como técnica em operações, relacionada a área administrativa. Depois de alguns meses, foi trabalhar na área de logística, porém ainda dentro do escritório. Após quatro anos e meio atuando como assistente de programação, surgiu a oportunidade de se tornar manobradora no Guarujá (SP), juntamente com outras mulheres, e aceitou. Fez curso de auxiliar de manobra e, atualmente, atua como manobradora.

No começo da sua atual carreira, ela percebia que existia um pouco de preconceito por ser um trabalho em uma área externa e considerado masculino. Porém, as oportunidades dentro da Companhia fizeram com que ela enxergasse um futuro dentro da ferrovia. “Vi a chance de me desafiar não só como mulher, mas como colaboradora”, diz Jessica.

“Esse é um de meus objetivos no exercício da profissão. Eu achei interessante a chance de ser manobradora e, quem sabe, posso ir ainda mais longe, como maquinista, líder de pátio etc.”

Sua maior conquista profissional é vencer seus próprios desafios e agora ela enfrenta mais um no âmbito pessoal: Jessica está grávida. “Às vezes, a gente se limita tanto, ainda mais por ser mulher, e achamos que não conseguimos fazer algo. Mas, por mais que as pessoas às vezes digam que é impossível ou que ali não é lugar de mulher, como eu já ouvi, conseguimos mostrar para os outros que somos capazes sim”, afirma orgulhosa de sua trajetória.

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões.

A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

Fábio Rogério (fabio.rogerio@loures.com.br) + 55 (13) 9 8816-5233
Allan Scheid (allan.scheid@loures.com.br) + 55 (41) 9 9910-7641