Por aqui, trabalhamos prioritariamente para impulsionar o nosso país, o agronegócio e a logística. E a movimentação do nosso dia a dia vai além: ela também é voltada para impactar positivamente comunidades que estão no entorno das operações. Para tornar nossas iniciativas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável ainda mais sólidas, criamos o Instituto Rumo, que completou um ano de fundação na última terça-feira, dia 27.
“O nascimento do Instituto Rumo foi desafiador, trabalhamos intensamente para entender a necessidade de cada localidade por onde operamos alinhados às dores dos municípios e à estratégia do nosso negócio” fala Rodrigo Thomaz, analista do Instituto. “Porém, olhando para trás, sinto muito orgulho, como criador do projeto. Receber cada relato de uma mãe que teve seu filho impactado com o programa não tem preço. Todo esforço valeu a pena”, comemora.
A criação do Instituto parte da decisão de devolver à sociedade o valor que a Companhia recebe. Por meio da formação para o protagonismo e incentivo à continuidade dos estudos, o Instituto trabalha para ampliar a inclusão socioprodutiva dos(as) jovens, respeitando talentos individuais e a vocação socioeconômica do município onde ele(a) vive.
A primeira ação promovida com a assinatura do Instituto Rumo foi um projeto de fomento à educação em Rondonópolis (MT), visando combater a evasão escolar. Em razão da pandemia da covid-19, a iniciativa foi realizada em plataforma 100% digital, com atividades feitas no contraturno escolar. Foram oferecidas 50 horas de conteúdos e tarefas, acompanhadas por uma equipe pedagógica.
Por meio do Instituto, viabilizamos uma parceria com a Secretaria de Educação do município e quatro escolas públicas. No total, foram beneficiados 68 alunos(as) do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, sendo 43 deles(as) das escolas municipais parceiras e mais 25 filhos(as) de colaboradores(as) da Rumo e Brado.
Criamos também o Índice de Protagonismo Juvenil, com o intuito de compreender as dimensões econômicas, educacionais e de emprego e renda nos municípios de atuação da Rumo e Brado. Ele servirá como base para a escolha das próximas localidades para a atuação do Instituto.
O Instituto ainda conta com outros programas. Um deles é o Trilhando seu Futuro, um projeto de mentoria profissional destinado a jovens que residem nos municípios críticos onde operamos.
A turma-piloto foi formada no 1º semestre por 20 jovens de Cubatão (SP) e Rondonópolis (MT) e contou com 20 mentores — gestores(as) da Rumo e da Brado. Foram abordados diversos temas, como: propósito, currículo, gestão do tempo e entrevista de emprego.
Agora, o projeto vai para a sua segunda edição. “Atingimos nossa meta de mentores em tempo recorde e, neste momento, estamos na etapa de captação de jovens”, esclareceu Daniely Andrade, gerente ESG.
“Essa é uma oportunidade para que nossos colaboradores(as) que ocupam cargos de coordenação e acima atuem como mentores(as) desses(as) jovens e os(as) ajudem a se conhecer melhor, reconhecer seus talentos e sonhos e o que fazer para realizá-los. Sem dúvida alguma, esse é um trabalho marcante e gratificante”, conclui a gerente.
O Instituto Rumo também realizou uma parceria com a Aldeias Infantis SOS Brasil. O objetivo é disseminar a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e segurança ferroviária para crianças e adolescentes dos municípios onde temos operação.
Para tanto, os objetivos viraram histórias em quadrinhos e os gibis com instruções para segurança na linha férrea serão distribuídos para 3.500 alunos (as) de diferentes localidades.
Outro projeto que está em andamento é o Linha para Frente em Cubatão, no litoral paulista. A finalidade é promover uma cultura de segurança ferroviária e meio ambiente por meio de oficinas de arte e a pintura do muro que separa a nossa faixa de domínio com a comunidade.
Por isso, neste momento, estão sendo realizadas oficinas de desenho em escolas do município, onde os(as) próprios(as) alunos(as) irão desenhar as artes. Em seguida, os(as) grafiteiros(as) locais farão a representação dessas artes no muro. A expectativa é impactar aproximadamente 350 crianças e adolescentes e um público indireto de 5.000 pessoas.
Quanta coisa até aqui, não? Nesses últimos 12 meses, geramos impacto positivo para diversos(as) jovens e, ao mesmo tempo, investimos no futuro do nosso país, que será construído pelos(as) estudantes de hoje! Por isso, vamos juntos(as) e com foco total para mais um ano de Instituto Rumo!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.