Em parceria com a Secretária de Saúde, Rumo realiza mutirão em escolas de Cubatão para conscientizar estudantes sobre o combate à dengue | Rumo

Cerca de 2,5 mil estudantes participaram de ação educativa com orientações sobre como evitar o acúmulo de água nas residências e proximidades

Crianças e adultos na rua

Para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, colaboradores da Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, em parceria com a Secretária de Saúde de Cubatão, desenvolveram uma ação educativa para combater a doença. A medida visa conscientizar alunos sobre os cuidados para evitar o acúmulo de água parada que podem causar a reprodução de larvas do mosquito. Durante o mês de março, aproximadamente 2,5 mil alunos de 5 escolas municipais receberam a visita dos colaboradores.

Segundo dados da Prefeitura de Cubatão, o último boletim (5/4), informa que a cidade registra 31 casos positivos de dengue desde o início do ano. “Nosso objetivo é levar conscientização sobre o combate à dengue para o maior número de estudantes para que esses tornem-se agentes multiplicadores.

Informamos sobre ações para evitar a proliferação do mosquito e dicas de saúde em caso dos sintomas da doença. É uma parceria importante com a comunidade neste momento de cuidado e precaução”, afirmou Rilson Melo, Diretor de Vigilância à Saúde.

De acordo com Silvia Azuma, Gerente de Responsabilidade Social da Rumo, nesse momento crítico da doença é indispensável o envolvimento da comunidade escolar em ações para combater o mosquito. “Elaboramos atividades informativas de fácil entendimento para que os alunos soubessem detalhes da doença que vem atingindo todo o país.

O objetivo da ação é que eles se tornem protagonistas na luta contra a dengue, seja por ações diretas de prevenção ou pela disseminação de informações no ambiente familiar”, explica a gerente.

Larvas de mosquito

Além de alertar os estudantes sobre como combater a dengue, a equipe da Rumo realizou um mutirão pelas ruas, que além do Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ) contou com a participação dos alunos da Escola Técnica Estadual (Etec), os quais conversaram e distribuíram panfletos informativos em ruas comerciais e terrenos próximos visando encontrar e combater os focos do mosquito na região. “As escolas, por meio da educação em saúde, desempenham um papel crucial no controle da dengue.

É importante que os estudantes estejam cientes dos métodos de prevenção, sintomas e medidas de controle”, finaliza Silvia.

Cuidados Essenciais

Para evitar a proliferação dos mosquitos, é necessário:

• Revisar uma vez por semana todo o ambiente em busca de possíveis criadouros de mosquitos;
  • Tampar qualquer recipiente onde se armazena água;
  • Virar ou deixar abrigado qualquer recipiente que possa acumular água;
  • Realizar a separação correta dos resíduos sólidos, cuidando para que garrafas, latas e bandejas estejam embaladas e protegidas para evitar armazenamento de água;
  • Escovar caixas d’água, tanques, floreiras, piscinas, bebedouros dos pets e parte interna de qualquer objeto que acumule água;
  • Estimular que alunos(as) e responsáveis observem as residências com intuito de eliminar os locais que acumulam água.

Páscoa solidária

Além das orientações sobre saúde, a ação realizada durante o mês de março também foi alusiva ao feriado de Páscoa. Os colaboradores da Rumo juntamente com a ONG Visão Mundial, distribuíram aos estudantes ovos de páscoa doado pelo Instituto Cacau Show.

A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 13,5 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões.

São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 6 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.

E-mail: rumo@loures.com.br

Fábio Rogério: + 55 (13) 9 8816-5233