De olho no futuro | Rumo

De olho no futuro

Uma empresa com a estrutura da Rumo requer muita inovação e tecnologia, por isso, contamos com um time altamente qualificado e que se dedica totalmente a esse assunto. Realizamos pesquisas de desenvolvimento para identificar as demandas que exigem estudos mais minuciosos e conduzimos projetos que envolvem testes de novas soluções para serem aplicados em nossas áreas de atuação.

No setor de Inovação Aberta, temos a missão de mapear projetos de curto prazo, identificando oportunidades de melhoria por meio de processos de imersão. Além disso, aplicamos esses métodos na Inteligência em Inovação para trazer a visão de futuro da ferrovia com a antecipação de tendências tecnológicas, preparando a organização para diversos cenários e servindo de apoio no desenvolvimento de planos estratégicos. Conheça nossos projetos:

Chave na Mão

Inicialmente, a nossa escala de maquinista possuía controle e planejamento totalmente manuais. Foi então que, em 2017, o projeto Chave na Mão veio para impactar a rotina dos colaboradores.

Com ele, conseguimos desenvolver um conjunto de soluções para possibilitar o registro de ponto de forma portátil, bem como um canal de comunicação direto, além de um algoritmo exclusivo para auxiliar na definição da escala dos maquinistas.

Essas ações se tornaram ferramentas essenciais no dia a dia de nossos profissionais — seja para facilitar o planejamento das atividades ou a troca de informações ao longo da jornada de trabalho.

Mapa do Futuro | Setor ferroviário de cargas

Entendemos a importância de ampliar a capacidade produtiva do Brasil, além de antecipar e desenhar o futuro tecnológico da infraestrutura nacional. Por isso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial — Departamento Regional do Paraná, desenvolvemos um estudo prospectivo: o Mapa do Futuro Horizonte 2040. O foco deste material é identificar os desafios e oportunidades para o setor ferroviário de cargas até o ano de 2040.

Projeto Acelera

O projeto nasceu da necessidade de encontrar respostas para problemas identificados dentro de nossas operações. A partir dele, conseguimos alcançar os colaboradores, capacitá-los e obter o esperado protagonismo das áreas internas.

O objetivo é que a nossa cultura de inovação esteja cada vez mais disseminada por meio do desenvolvimento de protótipos de soluções e do uso de metodologias inovadoras, com foco no empreendedorismo dentro das equipes.