De olho na segurança | Rumo

De olho na segurança

Pare, Olhe, Escute

Sempre com o intuito de priorizar a segurança dentro e fora da Rumo, realizamos em novembro, um treinamento simulado de resgates e remoção de vítima de acidentes ferroviários. As ações aconteceram no interior do estado de São Paulo e em Morretes (PR).

Um grupo de colaboradores participou dos treinamentos, além de representantes de empresas parceiras locais, Defesa Civil, Polícia Rodoviária, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e demais agentes públicos.

Em ambas as ocasiões foram simulados acidentes com vítimas de alta, média e baixa gravidade, bem como ocorrências de óbito. Marcos Pereira da Silva, coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Rumo, explica: “Esse tipo de treinamento, envolvendo órgãos públicos que prestam assistência quando há acidentes, é fundamental para otimizarmos a comunicação e agilizarmos o pré-atendimento. Eles serviram muito para mensurar o tempo de recepção das vítimas nos hospitais.”

Marcos conta ainda que a Rumo tem um Plano de Atendimento de Emergência, mas que é genérico, por isso optaram pela criação de protocolos regionais com agentes públicos em locais de difícil acesso. Felipe Barbosa Zem e Pedro Benevente Júnior, ambos da gerência de SSMA, também participaram da execução e organização das ações.

#SEGURANÇASEMPRE