De mãos dadas com nossos fornecedores | Rumo

De mãos dadas com nossos fornecedores

A área de Suprimentos da Rumo conta com o apoio dos parceiros para garantir o prazo e a qualidade dos serviços prestados aos clientes

Oferecer sempre o que há de melhor para nossos clientes é o que nos move. Do início ao fim de cada processo, contamos com a dedicação e o comprometimento de cada um de nossos colaboradores e fornecedores.

A área de Suprimentos da Rumo faz parte desse time e vem passando por uma transformação significativa. Nos últimos anos, a área está saindo aos poucos de um modelo transacional e buscando uma atuação mais estratégica, voltada para o entendimento da demanda da companhia. Segundo o gerente de compras de CapEx Estratégico, Márcio Maia, isso se reflete no aumento da disponibilidade de itens em contrato e na redução dos volumes de estoque da empresa sem que haja ruptura no fornecimento.

“Estamos em fase de implementação de um novo sistema, o Ariba, que traz uma solução sistêmica integrada para nossos processos internos, viabiliza a utilização de novas ferramentas de contratação e coroa um novo momento da área dentro da companhia”, explica.

Sobre o papel da área dentro da Rumo, Márcio explica que ela é responsável por garantir o bom funcionamento de toda a cadeia de suprimentos. Essa cadeia é composta pelas etapas de planejamento das aquisições: a aquisição propriamente dita e o pós-compra, que é a manutenção dos relacionamentos comerciais e a gestão de estoques.

“Na prática, nosso papel é garantir que toda esta engrenagem funcione perfeitamente para que haja disponibilidade de materiais e serviços para nossas operações nas melhores condições técnicas e comerciais possíveis”, afirma.

Para que todos os processos sejam cumpridos perfeitamente é preciso que haja uma estratégia de compras bem definida. Márcio conta que essa estratégia se define conforme a categoria de contratação que a empresa precisa atender. Em algumas dessas categorias, os fornecedores possuem papel fundamental na relação entre as empresas, pois eles podem colaborar não só na garantia de suprimento, mas também no mapeamento e implementação de iniciativas de longo prazo.

Em relação à parceria com os fornecedores, Márcio afirma: “Trabalhar com empresas bem capacitadas e idôneas é uma premissa para nós. Precisamos garantir que estamos cercados de fornecedores que entendem essa responsabilidade e compreendem a importância de uma relação transparente, correta e que segue fielmente o Código de Conduta da companhia. Com isso, as relações de fornecimento evoluem se tornando uma parceria longa e duradoura.”