Cuidados com a segurança fazem parte do nosso dia a dia | Rumo

Cuidados com a segurança fazem parte do nosso dia a dia

Segurança faz parte do DNA da Rumo e é essencial que nossos parceiros também estejam ao nosso lado, comprometidos com este tema.

Na Rumo, estamos sempre atentos às normas e aos cuidados com colaboradores e parceiros, por isso a segurança faz parte do nosso DNA. Para garantir o bem-estar de todos, estabelecemos diretrizes que devem ser seguidas à risca. Dessa forma, garantimos que todos tenham um ambiente de trabalho seguro e livre de acidentes.

Para que esse processo seja possível, é necessário que todos colaborem e façam a sua parte, independentemente da área ou função que exercem.  Por isso, é essencial que exista uma cultura de segurança com normas claras e transparentes para todos.

O gerente executivo de Segurança da Rumo, Dejair Dietrich Piekarski, explica que estabelecer essa cultura é primordial para a construção e evolução dos programas e ferramentas de segurança da empresa.

Ele afirma: “Se temos uma cultura mais reativa, precisamos garantir a segurança com maior presença de campo dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), sem deixar de criar e incentivar novos processos para empoderar a liderança e galgar os próximos degraus, sempre buscando a formação de uma cultura geradora.”

Para manter a segurança dos colaboradores e fornecedores parceiros, Dejair conta que existe uma etapa de pré-contratação de estudo das empresas que estão participando dos processos de BID/licitações. Após essa etapa, há o processo de mobilização que é uma análise das documentações legais e também obrigatórias, seguindo um escopo definido no programa de segurança da Rumo.

Ele explica que “todo o processo de auditoria que ocorre com colaboradores próprios, também ocorre com os terceiros, visando a manutenção da segurança existente e também o desenvolvimento dos gaps identificados. Todas essas informações são tratadas em um comitê junto com a gestão de terceiros e com objetivo de antecipar possíveis desvios de rota junto às contratadas”.

Segundo Dejair, os critérios utilizados para que a empresa saiba que a cultura de segurança estabelecida está funcionando é a taxa de frequência de acidentes. Com o levantamento dessas informações e com possíveis desvios encontrados nos processos de auditoria, são realizadas reuniões com os gestores terceiros e os gestores de contrato, assim é possível desenvolver um plano de ação para resolução das dificuldades encontradas.

Precisamos ter ao nosso lado parceiros comprometidos com a segurança.

#VEMCRESCER