Cidades do Paraná recebem Passagens em Nível sensoreadas | Rumo

Cidades do Paraná recebem Passagens em Nível sensoreadas

As Passagens em Nível sensoreadas garantem mais segurança nos cruzamentos rodoferroviários.

Ao longo do segundo semestre deste ano, foi realizado o projeto e investimento para 15 Passagens em Nível Sensoreadas (PNs), nas regiões mais críticas para a companhia em quantidade de acidentes – um grande avanço em um projeto que une tecnologia à nossa constante preocupação de sermos cada vez mais seguros em nossa atuação.

E ainda há muito a fazer. Essas 15 PNs estão previstas para conclusão entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, entre a região de Curitiba e Norte do Paraná, e, no próximo ano, estão previstas as implantações de mais 8 Passagens em Nível Sensoreadas. Ao todo, serão investidos R$10 milhões em 23 PNs consideradas críticas, previstas até o final do primeiro semestre de 2023.

A PN garante mais segurança nos cruzamentos rodoferroviários por meio da instalação de 4 sensores nas proximidades da ferrovia, que identificam a aproximação do trem. Um sistema de inteligência artificial com visão computacional e de monitoramento capta o sinal do equipamento e aciona a sinalização do semáforo, alertando o motorista para a necessidade de parar. O sinal volta a ficar verde quando o trem completa a travessia.

Desde a implantação do projeto piloto pelo time de Tecnologia Ferroviária, em setembro de 2021, sob liderança do gerente Rodrigo Souza, já foi possível verificar uma redução de 50% na média de acidentes nos cruzamentos analisados, em Curitiba.

“Esse projeto ficou em desenvolvimento aproximadamente 2 anos e alcançou expressivos resultados que possibilitaram implantação em novos locais. Acredito que a Rumo está no caminho no uso de inteligência artificial e visão computacional para resolução de problemas”, afirma Rodrigo.

E esse importante projeto só tem sido possível graças à parceria público-privada com as prefeituras de Apucarana, Arapongas, Curitiba, Mandaguari, Ponta Grossa, Rolândia e Sarandi, e o Detran-PR.

“Ficamos muito orgulhosos em ver o avanço desse projeto e, sobretudo, o seu impacto na segurança. Esse investimento será uma importante vitrine para estabelecermos mais parcerias e chegarmos ainda mais longe nos próximos meses. Segurança sempre em primeiro lugar.”, diz o gerente de segurança operacional Alexandre Bicalho.