Campanha ‘Trem Solidário’ une esforços para auxiliar empreendedores afetados pela tragédia climática no Rio Grande do Sul | Rumo

• Rumo, associações e entidades civis se unem em prol da recuperação econômica e social da região do Vale do Taquari.
• Doações financeiras poderão ser feitas via Pix até o final de 2023, e serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade

Em um momento de comoção nacional após a tragédia climática que atingiu o Estado do Rio Grande do Sul, especialmente a região do Vale do Taquari, a sociedade se une para apoiar os micros, pequenos e médios empreendedores que sofreram diretamente com as enchentes e inundações.

E a Rumo, a maior concessionária de ferrovias do país, apoia a campanha “Trem Solidário”, lançada em conjunto pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e por operadoras e agências de turismo do estado gaúcho.

Montagem mostrando sete mãos dadas uma ao lado da outra em segundo plano. Em destaque, três trens.

O objetivo da campanha é arrecadar fundos, equipamentos e utensílios para auxiliar os empreendedores diretamente afetados pela tragédia climática. Muitos deles fazem parte do setor turístico regional e enfrentam incertezas em relação ao futuro de suas atividades. O “Trem Solidário” quer mobilizar a comunidade para contribuir com a reconstrução econômica e social da região.

“Entramos nessa corrente por conta do nosso compromisso com a comunidade, e por termos colaboradores que sentiram na pele os efeitos das enchentes. É o momento de sermos solidários e proativos para tentar fazer com que a vida volte, aos poucos, para a sua normalidade”, fala Marcelo Fiedler, gerente de Relações Governamentais da Rumo.

“Muitas famílias que foram atingidas pelos ciclones nas últimas semanas não possuem características para se adequarem aos programas de auxílio dos governos federal e estadual. Por isso, o nosso objetivo é tentar ajudar essas famílias a reconstruir seus empreendimentos”, explica Andrea Mercaldo, coordenadora de Relações Governamentais da concessionária.

Como doar
As doações financeiras podem ser feitas por meio da chave Pix 51996970641, em nome da ABPF. A campanha estará em vigor até o final de 2023, permitindo que as pessoas e empresas contribuam ao longo do tempo.

Os recursos arrecadados serão distribuídos de forma coordenada em colaboração com os governos municipais, SEBRAE, Defesa Civil e AMTURVALES, garantindo que as necessidades mais urgentes sejam atendidas e que o auxílio seja direcionado de maneira eficaz.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 9 terminais de transbordo, está presente em quatro portos e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões.

A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

E-mail: rumo@loures.com.br
Fábio Rogério: + 55 (13) 9 8816-5233