Arapongas realiza simulação inédita de grave acidente na linha férrea | Rumo

Arapongas realiza simulação inédita de grave acidente na linha férrea

Visão área da simulação inédita de grave acidente na linha férrea, em Arapongas

Nesta sexta-feira, 22, uma simulação de acidente de trânsito envolvendo um carro, ônibus e trem mobilizou equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de chamar a atenção de muita gente que passou pelo local. A representação do grave acidente aconteceu no cruzamento entre o prolongamento da Avenida Arapongas com Rua Rouxinol, em trecho da linha férrea que passa pelo município.

A cinemática envolveu, ao todo, 18 pessoas, entre elas vítimas leves, moderadas e graves, além de quatro simulações de óbito.

Foto da simulação de grave acidente na linha férrea. Na imagem, profissonais fazem o resgate das vítimas.

O treinamento integra as atividades da Semana Nacional de Trânsito, tendo por objetivo aperfeiçoar as equipes de segurança e atendimento em socorro, mas também para impactar a população, incentivando a direção segura e o respeito às regras de trânsito. De maneira inédita em Arapongas, a iniciativa foi uma parceria da Prefeitura Municipal com a Rumo, maior concessionária do setor ferroviário brasileiro.

“Um simulado de acidente grave bem completo, com o envolvimento das forças de Segurança, equipes de saúde e também a empresa Rumo. Foi uma importante mobilização que aperfeiçoa o trabalho de todas as equipes, além de retratar o que infelizmente acontece na vida real. Torcemos para que acidentes não ocorreram, mas é importante estarmos preparados para qualquer ocorrência”, disse o secretário de Segurança de Arapongas, Paulo Argati.

Imagem aérea das vítimas sendo atendidas, em simulação.

O secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, também reforçou a importância de ações estratégicas, aliadas com a saúde e segurança da população. “É necessário que as equipes estejam prontas, agindo de maneira eficaz no atendimento às vítimas de acidentes. Temos apostado em diversas capacitações e essa veio para somar”, enfatizou.

O porta-voz  e também coordenador de Segurança do Trabalho da Rumo, Marcos Pereira da Silva, também falou mais sobre a mobilização. “A segurança é o principal valor na operação da Rumo. Participar de um simulado como esse na semana nacional do trânsito enfatiza a iniciativa da empresa em conscientizar pedestres e motoristas sobre os cuidados nos cruzamentos com a linha férrea”, salientou.

Imagem do carro destruído em simulação.

Passagens em Nível

Ainda no sentido de promover maior segurança no trânsito, a Prefeitura de Arapongas e a Rumo realizaram a implantação de passagens em nível sensoreadas no município. A parceria consistiu na implantação de sensores de inteligência artificial que detectam a aproximação dos trens, bem como a instalação de semáforos integrados à tecnologia.

A nova sinalização já atua em quatro cruzamentos com alinha férrea: Avenida Arapongas, Rua Abelheiro, Rua Patativa e Rua Pavão.