Tecnologia pioneira coloca o setor em novo patamar, ampliando alcance, reforçando segurança e marcando avanço histórico na modernização do setor
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou nesta quarta-feira (17/9), em Brasília, uma frota de 15 drones profissionais que passam a apoiar a fiscalização das ferrovias federais concedidas, simbolizando um avanço inédito na modernização tecnológica do setor.
O voo inaugural, realizado no estacionamento da sede da Agência, reforça o compromisso da ANTT com a segurança, a eficiência e a sustentabilidade no transporte sobre trilhos. A cerimônia contou com a presença do diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, do diretor da ANTT, Amaral Filho, do superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT (Sufer), Alessandro Baumgartner, e da vice-presidente da Rumo, Natalia Marcassa.
A iniciativa é resultado de uma parceria inédita com a concessionária Rumo, viabilizada por meio do mecanismo de Recursos para Desenvolvimento Tecnológico (RDT). Pelo RDT, a ANTT direciona recursos de outorgas de concessões ferroviárias para projetos estratégicos de inovação, garantindo investimentos que fortalecem a fiscalização e a gestão do transporte ferroviário.
A frota de drones integra um dos eixos estruturantes do projeto marco de inovação tecnológica da Sufer, voltado à transformação digital da fiscalização regulatória e ao fortalecimento da atuação técnica em campo.
“Estamos diante de um marco tecnológico para a Agência e para o setor. Esses drones chegam como parte de um projeto estruturado de modernização da fiscalização ferroviária, que vai permitir mais eficiência, inovação e segurança nas nossas atividades”, destacou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
“Agradeço à Rumo pela ideia e inovação, porque vai ao encontro do que temos buscado: maior eficiência e eficácia, não apenas no transporte ferroviário, mas também na gestão interna da Agência. É um projeto piloto que certamente permitirá expansão para outros modos de transporte, sempre com foco no benefício do usuário, do setor e da sociedade como um todo”, completou o diretor-geral.
A vice-presidente da Rumo, Natalia Marcassa, ressaltou a relevância da parceria. “Fazer essa entrega dessa parceria tão importante, o RDT, é um marco: o primeiro RDT que realizamos em ferrovia. A entrega dos drones mostra o DNA do nosso instituto junto à SUFER: tecnologia, inovação e sustentabilidade. São mais de 30 mil km de operação. A Rumo fica muito feliz com essa parceria e deseja que os drones tragam resultados concretos para a sociedade e para a fiscalização da ANTT”, celebrou Natalia.
“Acreditamos que a construção de um setor ferroviário mais moderno e eficiente passa pela parceria entre concessionárias e órgãos reguladores. Essa iniciativa reforça o papel da Rumo como uma empresa comprometida com boas práticas, que contribui para um sistema de transporte mais seguro e preparado para o futuro. Apoiar a modernização da fiscalização ferroviária, mostra que é possível aliar competitividade com responsabilidade, fortalecendo o setor e garantindo benefícios para toda a sociedade”, completou.
A frota de drones permitirá que a fiscalização alcance trechos de difícil acesso, aumentando a precisão das vistorias, agilizando o acompanhamento das operações e reduzindo custos, de acordo com o superintendente de Transporte Ferroviário, Alessandro Baumgartner. “Na fiscalização do dia a dia, muitas vezes enfrentamos trechos extensos e de difícil acesso. Os drones chegam para otimizar esse trabalho, oferecendo mais alcance, precisão e agilidade. É um salto de qualidade para o nosso time de fiscais”, explicou.
Além da entrega dos equipamentos, a ANTT dará início ao treinamento dos fiscais, garantindo que a frota seja plenamente incorporada às atividades de fiscalização. A tecnologia possibilitará uma atuação mais eficaz, transparente e inovadora, beneficiando milhões de brasileiros que dependem do transporte ferroviário para o escoamento de cargas.
Para o diretor-geral da ANTT, essa é uma iniciativa inédita e estratégica, num olhar de ganha ganha. “Ganha a concessionária, ganha a ANTT, ganham os usuários, ganha o setor como um todo. Essa entrega reforça a vocação da ANTT como reguladora moderna, capaz de transformar mecanismos contratuais em resultados concretos para o setor e a sociedade. A parceria com a Rumo demonstra que inovação e responsabilidade caminham juntas, garantindo um transporte ferroviário mais seguro, eficiente e sustentável”, finalizou.
Fonte: Agência Gov