No Rumo da Sustentabilidade
Com o intuito de reaproveitar materiais para ganhos internos, a área de Projetos de Modernização da Rumo vem trabalhando, desde o ano passado, em um projeto de logística reversa de dormentes de madeira e outros itens retirados das vias que passam por renovação de matriz.
Agora, um ano após o início das atividades, a área já realizou a classificação de mais de 20 mil dormentes de madeira, 288 mil grampos e 110 mil placas. Os benefícios são muitos como a diminuição de gastos com novos recursos, redução da destinação de material de sucata, além, inclusive, dos ganhos financeiros.
Entenda como funciona na prática:
Os dormentes de madeira são retirados de linha e substituídos por dormentes de concreto. Em seguida, a madeira inutilizada é encaminhada para o pátio mais próximo e todo acessório de metal é extraído. Na sequência, acontece um processo de classificação para uma categoria de reaproveitamento onde todo o material é contabilizado e os dados enviados para um controle interno.
Samanta Queiroga, que integra a área de Infraestrutura de Via da companhia, explica que o material liberado atende às demandas recorrentes dentro da estrutura de Manutenção de Malha e projetos internos da área de Modernização.
Parabéns a todos(as) pela excelente iniciativa!
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.