A F.A.T.O. chega para somar | Rumo

A F.A.T.O. chega para somar

O diretor de Suprimentos da Rumo, Felipe Bertoncello Carvalhedo, fala sobre a importância e os desafios enfrentados no desenvolvimento do projeto.

Nas últimas semanas, a notícia sobre a construção da primeira ferrovia estadual do Brasil se espalhou por aí conquistando grande espaço na mídia e no setor logístico ferroviário. Isso não foi à toa, afinal, trata-se de um projeto realmente grandioso e que fala por si só, sem contar os números expressivos que apresenta.

A F.A.T.O (Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes), contará com cerca de 730 km de ferrovia interligando o Terminal de Rondonópolis a Cuiabá, Nova Motum e Lucas do Rio Verde e o valor investido é de R$9 a R$11 bilhões de reais.

Felipe Bertoncello Carvalhedo, diretor de Suprimentos da Rumo, faz questão de ressaltar: “O projeto realmente é grandioso, seja pelo protagonismo da Rumo nesta modalidade de autorização, seja pelo benefício que leva ao estado do Mato Grosso, tanto na movimentação de produção do Estado quanto no desenvolvimento da infraestrutura social.”

É claro que um trabalho desse porte também é composto por desafios. Segundo Felipe, eles começam pela definição do traçado de forma eficiente para reduzir impactos nas áreas fundiárias. A estimativa é de que 160 mil trabalhadores façam parte da fase de construção dessa ferrovia tão extensa, alinhados com as melhores práticas de responsabilidade e segurança do trabalho.

“Atualmente, enfrentamos um dos maiores níveis de inflação global e gargalos logísticos trazidos pela consequência da pandemia e retomada das atividades econômicas. Desafio é o que não faltará e isso motiva ainda mais nossa jornada.”

O diretor explica que a F.A.T.O. vem para apoiar o Mato Grosso a promover mais eficiência da “porteira para a fora” por meio da ferrovia com acesso direto ao porto e principais centros industriais. “Como sempre nossos fornecedores serão fundamentais para o sucesso do projeto, aportando inovações (construção, execução, material rodante, etc…) com os conhecimentos já adquiridos no mercado de infraestrutura.”

Por fim, Felipe afirma que a F.A.T.O. vem sendo planejado há anos pela Rumo. “A área de Suprimentos atua como responsável pelo relacionamento com o mercado e trouxe inovações de serviços e materiais para a alocação de capital adequada para o projeto. Tanto a Rumo quanto seus fornecedores têm uma enorme oportunidade para fazer a diferença na infraestrutura do Mato Grosso e do Brasil. Vamos juntos construir mais esse capítulo em nossas histórias.”