A Rumo é a maior operadora de ferrovias de carga do Brasil e oferece soluções logísticas seguras, competitivas e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul e administramos 13,5 mil quilômetros de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. São 1.400 locomotivas e 35 mil vagões.
Atualmente temos 10 terminais de transbordo ao longo das malhas e 5 terminais portuários nos principais portos brasileiros.
Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.
A Malha Sul tem cerca de 7.223 km e atravessa 276 municípios dos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esta malha cruza por ambientes urbanos, rurais, naturais de Mata Atlântica e Pampa, compreendendo uma grande diversidade de paisagens e tipos de uso do solo. Nossa atuação na Malha Sul, assim como nas demais Malhas, tem como premissa a sustentabilidade em todas as operações para garantir um compromisso com a conservação dos recursos naturais, mitigação dos impactos ambientais e promoção de práticas econômicas e sociais responsáveis, sempre atuando com respeito ao meio ambiente e a sociedade.
Licença de Operação IBAMA nº 1398/2017
Extensão: 7.223 km
Municípios: 276
Estados: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Produtos transportados: grãos e produtos industrializados
Programas Ambientais:
De Aparecida do Taboado (Mato Grosso do Sul) a Rondonópolis (Mato Grosso) a Malha Norte atravessa ambientes urbanos e rurais, compreendendo uma grande diversidade de paisagens e tipologias de uso e ocupação do solo. Integra um dos principais corredores de transporte ferroviário do país, possibilitando um transporte econômico e sustentável da produção agrícola (milho, soja, açúcar, farelo de soja) da região centro-oeste do país para exportação através do Porto de Santos. É na Malha Norte que se encontra o maior terminal de grãos da América Latina, o Terminal de Rondonópolis.
Licença de Operação IBAMA: nº 1203/2013
Extensão: 735,3 km
Municípios: 8
Estados: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás
Produtos transportados: grãos e fertilizantes
Programas Ambientais:
A Malha Central integra a Ferrovia Norte Sul, que começou a ser construída em 1987 e foi concluída pela Rumo em 2023, ampliando fronteiras e criando alternativas para a logística do país. Em todo percurso são desenvolvimentos programas ambientais para a proteção da natureza. Entre eles, o Projeto Valec, que recupera áreas degradadas e matas ciliares, o Juntos Pelo Araguaia, que está recuperando nascentes nos municípios de Portelândia e Mineiros, além do Projeto Canaletas, para passagens de fauna e a proteção dos animais.
Licença de Operação: Nº 1240/2014
Extensão: 1.544 km
Estados: Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Tocantins
Municípios: 50
Produtos que transporta: grãos
Programas Ambientais:
Considerada o grande corredor logístico de grãos, a Malha Paulista teve a renovação de concessão antecipada e atualmente está com 30 obras de melhorias importantes em andamento. Para cada nova obra, são feitas ações socioambientais, a fim de estabelecer uma relação harmoniosa com as comunidades mantendo sempre um canal permanente de comunicação a população lindeira. A Malha Paulista também passa por biomas de Mata Atlântica e Cerrado em ambientes urbanos e rurais, incluindo ambientes de áreas protegidas como o Parque da Serra do Mar.
Licença de Operação IBAMA nº 1180/2013
Extensão: 2.118 km
Municípios: 117
Estados: São Paulo
Produtos transportados: grãos, fertilizantes, combustíveis e produtos industrializados
Programas Ambientais:
A Malha Oeste com mais de 1.900 km, passa pelos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul atravessando ambientes urbanos, rurais e naturais de Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. Esse percurso compreende uma grande diversidade de paisagens e variações quanto ao uso do solo de propriedades vizinhas às faixas de domínio. A conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento de práticas que visam a proteção do meio ambiente são compromissos da Rumo. Os programas ambientais inseridos ao longo da Malha Oeste promovem uma conscientização ambiental e social principalmente nas comunidades que vivem no entorno da ferrovia.
Licença de Operação: 1017/2011
Extensão: 1.973 km
Municípios: 58
Estados: São Paulo e Mato Grosso do Sul
Produtos transportados: minério de ferro
Programas Ambientais:
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.