Rumo entrega obras de PBA Indígena na Malha Paulista | Rumo

Rumo entrega obras de PBA Indígena na Malha Paulista

O Plano Básico Ambiental (PBA) compõem as compensações socioambientais da duplicação do trecho Itirapina-Cubatão e da renovação da malha ferroviária paulista.

Atendendo às aldeias Guyrapaju, Tape Mirim, Krukutu e Tekoa Mirim, em São Paulo, colaboradores da Rumo entregaram a primeira parte das obras do Plano Básico Ambiental (PBA), que compõem as compensações socioambientais da duplicação do trecho Itirapina-Cubatão e da renovação da malha ferroviária paulista.

O PBA Indígena da Malha Paulista mobilizou as áreas de Meio Ambiente, Segurança, Implantação, Engenharia, Facilities, Suprimentos, GIPC e Jurídico. Nessa primeira parte, a entrega corresponde ao acesso viário da aldeia Guyrapaju, além de benfeitorias como cozinhas comunitárias, módulos sanitários, centros de cultura e redes de saneamento nas aldeias Tekoa Mirim, Krukutu, Tape Mirim e Itaoca.

“Estamos muito satisfeitos com esta entrega porque ela materializa um esforço conjunto dos(as) nossos(as) colaboradores(as) de várias áreas para cumprir as responsabilidades assumidas perante os órgãos públicos e, principalmente, às comunidades indígenas da Serra do Mar. Faz parte da nossa missão impactar positivamente as comunidades por onde passamos”, diz Daniel Torres, especialista de Componente Indígena, gestor do projeto.

O Plano Básico Ambiental ainda prevê a construção de benfeitorias e redes de saneamento em mais 12 aldeias, além de acessos viários, passarelas de pedestres e bases de monitoramento ambiental na Terra Indígena Tenondé Porã.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.