Conheça a primeira mulher controladora de tráfego na Rumo | Rumo

Conheça a primeira mulher controladora de tráfego na Rumo

Grupo de mulheres de braços cruzados olhando para frente

Embora algumas profissões e áreas ainda sejam majoritamente masculinas, aqui na Rumo esse é um cenário em transformação, com uma presença feminina consolidada no time do Centro de Controle Operacional (CCO), em Curitiba (PR) – um reconhecimento às inúmeras habilidades e competências de nossas colaboradoras. Já contamos, aqui na Rumo News, a história de Ana Josele, uma das nossas maquinistas. E hoje é dia de conhecer a trajetória de Luana Lopes, a primeira controladora mulher do nosso CCO.

Luana foi menor aprendiz e, em 2020, entrou para o time do CCO Sul. Desde então, seu crescimento é constante. Em outubro, foi convidada a se tornar controladora, como um reconhecimento ao seu esforço.

“Eu gosto de assumir desafios e me dedico muito para superar cada um deles. Com o passar do tempo, minha liderança observou meu desenvolvimento e me motivou a aceitar esse desafio. Sei que ainda tenho vários objetivos para serem cumpridos e é isso o que me motiva. Está sendo uma experiência incrível”, conta a controladora.

Além dela, também compõem a equipe do CCO Agatha Correa, Camile Buckner, Gabriela Sartori, Gisleid Rodrigues, Jennifer Ferreira, Jéssica Garcia, Jéssica Viana, Júlia Fonseca, Julia Mendes, Leidiane Amaral, Marcia Lopes, Patrine Pires e Taciana Moretti, ocupando posições de aprendizes, estagiárias, técnicas de escala e gerente.

Rumo à equidade 

Um dos nossos objetivos aqui na Rumo é promover diversidade de gênero, tanto nos processos seletivos quanto no mapa de sucessão. Para isso, ampliamos a participação feminina na companhia e aderimos à ONU Mulheres, uma organização das Nações Unidas dedicada à igualdade de gênero.

Ainda assim, algumas de nossas áreas seguem com maioria masculina, e sabemos que a busca pela equidade é um movimento contínuo em nossa companhia.

“O primeiro passo foi dado e, aos poucos, estamos quebrando essa barreira e provando que temos competências técnicas para exercemos diversas atividades. Espero contribuir com a representatividade feminina e servir de exemplo e inspiração”, destaca Luana.

A controladora reforça a importância da autoconfiança e de mirar longe pelos bons resultados, independentemente do gênero. “Acreditar em si mesma é fundamental para provar que é capaz de fazer aquilo que é proposto. O fato é que o trabalho precisa ser feito e os resultados devem ser alcançados pelos colaboradores, qualquer que seja o gênero”.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.