No Rumo da Sustentabilidade
Boas parcerias nos motivam a ir cada vez mais longe, ainda mais quando o assunto é o cuidado com o meio ambiente. Foi por isso que, juntamente com a Moove e a Mobil™, realizamos um estudo pioneiro que apresentou ótimos resultados em relação à redução anual da emissão de CO2. Essa diminuição foi de mais de 1.500 toneladas e manteve a eficiência da frota gerando uma economia de aproximadamente R$ 5,9 milhões/ano para a Rumo.
Sobre o estudo
A Moove, empresa global de lubrificantes e óleos básicos, responsável por fabricar e comercializar os lubrificantes Mobil™ no Brasil, promoveu dentro da nossa Companhia, um estudo que levou à redução do uso de óleo lubrificante nas frotas. Ao todo, foram 556.443 litros de produtos que deixaram de ser consumidos pela Rumo entre maio de 2021 e abril de 2022.
Esses lubrificantes, utilizados nas operações de ferrovias no Brasil, eram do tipo monoviscoso, de uma geração tecnológica da década de 80. Profissionais da Moove sugeriram a realização de um teste, substituindo os produtos pelo Mobil Diol™ 9 RF 20W-40, um tipo multiviscoso, com o intuito de reduzir o consumo de lubrificante e de combustível.
A princípio, o estudo foi realizado em 18 locomotivas novas da Rumo. Metade delas permaneceu utilizando o óleo da geração antiga e o restante passou a utilizar o novo lubrificante. Em determinado momento, as locomotivas que estavam usando o óleo monoviscoso durante os testes iniciais, passaram a usar o multiviscoso e vice-versa. Houve então uma comprovação da economia com redução de 42% no consumo de lubrificante de reposição e 1% no consumo de combustível.
Com os resultados positivos, toda a nossa frota norte, que conta com quase 500 locomotivas, passou a utilizar o lubrificante multiviscoso. O bom desempenho do novo lubrificante passou a ser avaliado na frota total garantindo uma redução de 46% no consumo de lubrificante de reposição.
Durante o período de testes foram feitas 990 análises do novo óleo e todos os testes em campo foram realizados pelas equipes de engenharia da Rumo e da Moove. O novo óleo exige menos manutenção nos motores das locomotivas por apresentar um melhor nível de lubrificação que os óleos anteriormente utilizados.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.