Rumo investe em Inteligência Artificial para aprimorar projeto de detecção de trilhos quebrados e reduzir risco de acidentes | Rumo

Rumo investe em Inteligência Artificial para aprimorar projeto de detecção de trilhos quebrados e reduzir risco de acidentes

Segunda fase do projeto DTQ está sendo implementada nas malhas operadas pela concessionária e já apresenta 98% de assertividade

A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, tem a inovação como uma de suas premissas de negócio e está trilhando um caminho de protagonismo nas transformações tecnológicas no setor. Nesse sentido, a empresa acaba de implementar a segunda fase do projeto Detecção de Trilhos Quebrados (DTQ), que consiste na integração a um sistema de Inteligência Artificial capaz de aumentar de 95% para 98% os níveis de assertividade de identificação de problemas na via.

O projeto DTQ foi desenvolvido pela área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Rumo, tendo a primeira fase iniciada em 2018, e representa uma tecnologia inédita no Brasil.

Em sua primeira fase, a iniciativa consistiu na instalação de um aparelho em diversos pontos da malha ferroviária e, com ou sem trem na via, as condições dos trilhos eram repassadas ao Centro de Monitoramento de Redes (NOC). Quando era identificada uma anomalia, os maquinistas de todos os trens eram informados em tempo real, eliminando o risco de descarrilamento.

Agora, com a implementação de recursos de Inteligência Artificial, a empresa otimizou a detecção de trilhos quebrados. “Nos meses de agosto e setembro deste ano, sem a IA, teriam sido detectados 96 trilhos quebrados.  Com a adição do modelo, tivemos uma detecção adicional de 6 fraturas, totalizando 102 casos e representando um ganho de 6,25% de precisão”, afirma Rodrigo de Souza, Gerente de Tecnologia Ferroviária da Rumo.

Após a conclusão dos testes, 60% dos aparelhos DTQs instalados em toda a malha da Rumo receberam a atualização e entraram em fase de operação assistida.

Outro benefício do sistema é a redução de alarmes falsos para trilhos quebrados. “A integração do sistema reduziu as notificações que causavam a parada do trem ou a necessidade de restrição de velocidade”, explica Souza. “Nos testes foram identificados 14 casos de alarmes falsos que demandariam vistorias da equipe de manutenção de via. Com esse novo modelo aumentamos a eficiência da operação e reduzimos em 50% o índice de casos do gênero”, destaca.

 

Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões.

A Rumo está presente na 17ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

Atendimento à Imprensa
E-mail: rumo@loures.com.br
Rodrigo Pereira + 55 (11) 9 9661-5359
Allan Scheid + 55 (41) 9 9910-7641
Larissa Spinelli + 55 (11) 99284-0985
Adriano Kotsan + 55 (41) 98825-4557

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.