Rumo apoia projeto cultural Caixa de Da Vinci e entrega minilaboratórios para escolas públicas e instituições sociais | Rumo

Rumo apoia projeto cultural Caixa de Da Vinci e entrega minilaboratórios para escolas públicas e instituições sociais

Em parceria com o Núcleo de Mídia e Conhecimento, concessionária de ferrovias entregou primeiras unidades em Paranaguá (PR) e Cubatão (SP); no total, 15 municípios serão atendidos

A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, anunciou investimentos em mais um projeto alinhado a seus objetivos dentro da agenda ESG. A concessionária apoiará neste ano, via incentivo fiscal, o projeto cultural Caixa de Da Vinci, desenvolvido pela empresa de gestão e curadoria social Núcleo de Mídia e Conhecimento. A iniciativa contempla escolas públicas e instituições sociais com um minilaboratório-ateliê que contribui para ampliar o espaço para ensino-aprendizagem e pesquisas.

Por meio da parceria, serão contemplados neste ano quinze municípios em seis dos nove estados em que a Rumo atua. As primeiras unidades foram entregues na Escola Municipal Professora Berta Rodrigues Elias, em Paranaguá (PR), e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Ulysses Guimarães, em Cubatão (SP).

“A entrega das Caixas de Da Vinci é um marco importante para as nossas ações ligadas aos compromissos de ESG da Companhia”, diz a gerente de ESG da Rumo, Daniely Andrade. “Escolhemos apoiar esse projeto porque está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e também pela oportunidade de contribuir positivamente com as comunidades dos municípios onde estamos presentes”.

Além do minilaboratório, o projeto disponibiliza o aplicativo Caixa de Da Vinci, consultoria curatorial e pedagógica, e a exposição Leonardo Da Vinci – 500 Anos, que celebra a vida e obra do pintor e cientista italiano.

Desde o início do projeto, já foram impactadas 2.500 pessoas, entre professores e alunos. “Vemos nesse projeto a oportunidade de envolver alunos que apresentam dificuldade na aprendizagem, para que possam alavancar os estudos”, explica a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Ulysses Guimarães, Célia Lopes da Cunha.

“A ação cultural inserida no ambiente educacional tem a capacidade de ampliar o repertório de criatividade na solução de problemas e no trabalho em equipe. O indivíduo que pensa na transversalidade é mais feliz”, explica o curador do Núcleo de Mídia e Conhecimento, Fábio Chedid.

“O projeto tem 33 caixas no total, das quais nove já foram entregues, incluindo as duas em parceria com a Rumo em Cubatão (SP) e Paranaguá (PR). As demais já foram produzidas e serão entregues na primeira quinzena de julho, acelerando o projeto no segundo semestre letivo”.

Ao longo deste ano, serão contemplados pelo projeto apoiado pela Rumo jovens estudantes de Santa Maria (RS), Embu-Guaçu (SP), Apucarana (PR), Joinville (SC), Rio Claro (SP), Ponta Grossa (PR), Santo Ângelo (RS), Sumaré (SP), Rondonópolis (MT), Cruz Alta (RS), Morretes (PR), Bauru (SP), e Aparecida do Taboado (MS). “Por meio dessa parceria com o Núcleo de Mídia e Conhecimento, queremos proporcionar ferramentas para que esses alunos ampliem seus conhecimentos e talentos”, afirma Daniely.

 

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 17ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.