O Rio Paraguai vem passando por um momento bastante delicado devido a uma das maiores secas da história. Isso prejudica diretamente a economia local e o meio ambiente. Além disso, as exportações também são impactadas pela impossibilidade do transporte de cargas por via fluvial.
Para ajudar a solucionar este problema, a Rumo foi pioneira na busca por uma estratégia, promovendo o deslocamento da carga de farelo de soja por meio do transporte multimodal, tornando-se uma das principais alternativas para exportações.
O embarque das cargas com origem no Paraguai foi fiscalizado pela Receita Federal do Paraná. Com isso, foi possível transportar a safra de farelo de soja de caminhão até Cascavel (PR), seguindo de trem até Paranaguá (PR) em trânsito aduaneiro (sem cobrança de tributos caso o país não seja o destino final).
A partir do Porto Seco da cidade, a safra seguiu para os navios de exportação. O transporte multimodal da Rumo está sendo fundamental nesse processo e possibilita a continuação de operações essenciais aos negócios, mesmo em meio à crise.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.