ESG e os benefícios em prol do Meio Ambiente | Rumo

ESG e os benefícios em prol do Meio Ambiente

Esse conceito está diretamente atrelado às ações de sustentabilidade da Rumo

Você já ouviu em falar em ESG e sabe o que essa sigla significa? ESG é a sigla de Environmental, Social and Governance, que em português significa Meio Ambiente, Social e Governança. Essas três palavras sustentam os três principais pilares para o desenvolvimento de uma empresa que visa um futuro sustentável, como a Rumo.

Aqui, o conceito ESG entrou para se somar à uma cultura que já estava em construção. Sempre nos posicionamos como responsáveis em garantir um desenvolvimento consciente, visando um futuro social e ambientalmente bem estruturado, sempre procurando minimizar os impactos socioambientais e gerando resultados positivos na nossa cadeia de valor.

Renata Twardowsky Ramalho, gerente executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Rumo, explica que, para identificar os assuntos mais relevantes para os principais stakeholders, foi realizado um processo de revisão e reconstrução da Matriz de Materialidade da empresa. O resultado disso foram os oito temas elencados abaixo:

1.Gestão de riscos da operação segurança e integridade;

2.Relacionamento com comunidades, impacto e investimento social;

3.Emissões e mudanças climáticas;

4.Investimento e expansão da infraestrutura ferroviária e portuária;

5.Cadeia de valor e rastreabilidade do produto transportado;

6.Relacionamento com o cliente e qualidade do serviço;

7.Gente e Diversidade;

8.Governança corporativa.

Adicionado a esses temas, foram assumidos outros três objetivos:

*Garantir o rastreamento de 100% das commodities agrícolas transportadas até 2025;

*Reduzir a perda de carga ao longo do processo logístico, evitando desperdício de capital natural;

*Promover ações com os clientes para reduzir as emissões de GEE na cadeia produtiva como um todo.

Nossas ações pelo Meio Ambiente

Na Rumo, fundamos 10 compromissos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e que seguem a Matriz de Materialidade. Segundo Renata, para efetivar esses compromissos, foram formados 10 grupos de trabalho para execução das metas estabelecidas pela empresa.

Para assegurar a efetividade dos compromissos com o Meio Ambiente, formamos ainda um Comitê de Sustentabilidade, que tem como objetivo guiar e alinhar nossa estratégia com os temas de ESG. Desta forma, garantimos a permeabilidade do assunto em todas as áreas da empresa.

Alinhados com nossos fornecedores

Sobre a participação dos fornecedores nas ações voltadas à sustentabilidade, Renata afirma que eles são muito importantes para o desenvolvimento da Rumo. “Sempre incentivamos um alinhamento cultural para que possamos superar as expectativas e juntos irmos além do esperado.”

Um exemplo que aproxima ainda mais a Rumo de seus parceiros é o Programa Parceria em Movimento, que visa o reconhecimento dos melhores fornecedores por meio de premiação por Performance e Destaque. “É importante enfatizar que, para trilharmos um caminho rumo à sustentabilidade, nos disponibilizamos e nos comprometemos em manter um canal aberto de comunicação, promovendo o benchmark e troca de conhecimentos.”

Se você tem interesse em mais informações sobre nossas ações sustentáveis, confira o Relatório Anual de Sustentabilidade que está disponível no site https://rumolog.com/sustentabilidade/