Usina Coruripe e Rumo inauguram terminal rodoferroviário em Minas Gerais | Rumo

Usina Coruripe e Rumo inauguram terminal rodoferroviário em Minas Gerais

Primeiro terminal para movimentação de açúcar na Malha Central (Ferrovia Norte-Sul) recebeu investimentos de R$ 95 milhões e foi construído em Iturama, cidade do Triângulo Mineiro.

Iturama (MG), 9 de junho de 2022 – A Usina Coruripe, uma das principais empresas do setor sucroenergético brasileiro, e a Rumo, maior operadora de ferrovias do país, inauguram hoje o terminal rodoferroviário Comendador Rubem Montenegro Wanderley em Iturama (MG). Com investimentos de R$ 95 milhões por parte da Usina Coruripe, trata-se de uma unidade moderna de transbordo rodoferroviário conectada ao trecho da Ferrovia Norte-Sul sob concessão da Rumo (batizado pela empresa de Malha Central).

O terminal tem capacidade para movimentar 2 milhões de toneladas açúcar de exportação (VHP) por ano e representa um marco estratégico para a logística da região do Triângulo Mineiro. Com a geração de cerca de 350 empregos diretos na região —sendo 300 pessoas contratadas para a construção e outras 50 para a efetiva operação do terminal—, a nova unidade opera dentro de uma das unidades da Coruripe (Km 15 da Rodovia BR-497, s/n, Zona Rural de Iturama).

Na avaliação do presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto, o terminal representa uma nova era tanto para a companhia quanto para toda a região, em função da importante contribuição para a logística ferroviária do país. “Nossas expectativas são muito positivas, visto que a nova unidade tem potencial para que diversas empresas da região realizem o escoamento da produção com competitividade, segurança, grandes volumes e constância nesse modal ferroviário”, afirma.

Lorencatto também destaca as melhores práticas de segurança e sustentabilidade do novo terminal, que já nasce alinhado aos pilares de ESG da companhia. “Esperamos contribuir com o desenvolvimento da produção regional de açúcar e trazer mais facilidades a clientes e consumidores, além de gerar novos postos de trabalho. Esse investimento, apoiado pela Funchal e BTG Agro Logística, demonstra o compromisso socioeconômico da nossa empresa com a região”, ressalta o presidente da Coruripe.

O vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma, considera que o terminal em Iturama tem localização altamente estratégica, levando-se em conta a grande produção de açúcar na região –até agora, a logística era pouco favorável e dependente do modal rodoviário. Com o novo terminal, o fluxo de operação será otimizado.

“Dentro da estratégia da Rumo, a Malha Central havia aberto novos mercados para a empresa, como Goiás, Tocantins e, agora, com Iturama, entra o Triângulo Mineiro, aumentando a abrangência geográfica da ferrovia, afirma Palma. “Os terminais inaugurados no ano passado em São Simão e Rio Verde, em Goiás, movimentam soja, milho e farelo de soja. O de Iturama é um marco para a Malha Central, inaugurando nossa operação no mercado de açúcar nessa ferrovia.”

Bandeira branca, o novo terminal atenderá, além do volume da Usina Coruripe, outras empresas interessadas na logística ferroviária. Será operado em regime de pool, o que reduz custos e eleva a produtividade do transporte. O gerenciamento da infraestrutura será feito pela Usina Coruripe, cabendo à Rumo o transporte ferroviário até o Porto de Santos.

O terminal

O terminal Comendador Rubem Montenegro Wanderley assegura competitividade nos fretes para todo o setor num raio entre 400 e 500 quilômetros. Com isso, vai atender todo o Triângulo Mineiro e as usinas do sul de Goiás. A eficiência operacional é o principal diferencial da unidade, que conta com uma área total de 20 hectares.

A estrutura moderna e altamente produtiva inclui uma pera ferroviária para agilizar o processo de carregamento, dois tombadores, um armazém de 45 mil toneladas de capacidade estática e uma tulha de carregamento de 1.500 toneladas por hora, com potencial para carregar três trens por dia de forma ágil e eficiente.

Já na parte de recepção rodoviária, a capacidade prevista é de quase 300 caminhões por dia. Considerando cada caminhão carregado com 35 toneladas, o terminal poderá receber 10 mil toneladas por dia. “O terminal em Iturama é mais uma parceria de sucesso que firmamos com a Usina Coruripe, com quem já operamos um terminal ferroviário em Fernandópolis”, diz Pedro Palma.

Ele também afirma: “Há um imenso potencial na região. Nossos mapeamentos comerciais indicam que mais de 20 usinas próximas ao terminal serão beneficiadas por essa nova opção logística.”

O terminal iniciou a fase de testes em maio e a operação com a capacidade total será a partir deste mês. Estima-se a saída de 15 trens por mês, de Iturama em direção ao porto de Santos, durante o pico da safra entre junho e outubro.

Informações básicas

– Trecho total concessionado da Rumo: 1.537 quilômetros, ligando Porto Nacional (TO) a Estrela D’Oeste (SP)
– Investimento já realizado pela Rumo: R$ 711 milhões
– Investimento feito pela Usina Coruripe no terminal em Iturama: R$ 95 milhões
– Trecho entregue com a inauguração do terminal de Iturama (MG): 80km
– Trecho total da Malha Central em operação: 580km
– Prazo do contrato de concessão: 30 anos, não prorrogável

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.200 locomotivas e 33 mil vagões.

Sobre a Usina Coruripe
A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroenergético no Norte/Nordeste. Está também entre os maiores grupos do setor em Minas Gerais e é uma das 10 maiores do Brasil.

Com quatro unidades em Minas Gerais (em Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e um terminal ferroviário próprio em Fernandópolis (SP), a Usina Coruripe possui capacidade de moagem de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz mais de 1 milhão de toneladas de açúcar, cerca de 500 milhões de litros de etanol, com capacidade de armazenagem de cerca da metade dessa produção, e comercializa energia renovável produzida a partir da queima de biomassa.