Rumo lança programa para impulsionar carreiras de pessoas pretas e pardas na companhia | Rumo

O desenvolvimento profissional é fundamental para a progressão de carreira e muitas vezes as oportunidades não alcançam todas as pessoas da mesma maneira. Por isso, para impulsionar o crescimento dos colaboradores(as) que se autodeclaram pretos(as) e pardos(as), a Rumo lança, neste dia 21, o Projeto Impulsionar.

O programa vai subsidiar 100% da educação superior desses(as) colaboradores(as) para que eles possam ter a capacitação necessária para amadurecer e desenvolver a vida profissional.

“Este é um projeto novo para a Rumo e para toda a sociedade. Estamos fazendo tudo com muito zelo para, de fato, impulsionar a carreira dos nossos colegas”, afirma Tiago Proba, gerente de Cultura, Diversidade & Inclusão e Marca Empregadora.

Proba lembra também que existem os diferentes iniciativas na área de Diversidade e Inclusão da companhia, mas para o Projeto Impulsionar, especificamente, a estratégia foi direcionada para aqueles que já são colaboradores(as). “Estas pessoas estão aqui e nos ajudam a movimentar o Brasil. O Impulsionar pode mudar a vida de cada um deles, mudar a nossa companhia e ainda gerar um impacto social”, explica o gerente.

Mirando longe pela inclusão e pela igualdade

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, 56,2% dos(as) brasileiros(as) se autodeclaram pretos(as) ou pardos(as). Em contrapartida,apenas 29,9% dos cargos gerenciais são ocupados por essas pessoas, de acordo com o Educa IBGE de 2018.

Se no mundo profissional os números apontam para uma realidade desigual, na educação não é diferente.

A taxa de analfabetismo no Brasil, considerando pessoas com 15 anos ou mais, é de 9,1% entre pretos(as) e pardos(as). Entre brancos(as), ela fica em 3,9%.

Além disso, entre os(as) desistentes do ensino médio, 72% se autodeclaram preto(a) ou pardo(a). Essa é uma atitude relacionada a uma série de fatores, entre eles, a necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar.

Com esse cenário, não há dúvidas de que a desigualdade racial está presente em diversas camadas da nossa sociedade e, como uma companhia que mira longe por um futuro mais justo, buscamos maneiras de oferecer oportunidades de desenvolvimento a todos(as) que precisam.