Rumo adere à campanha do Outubro Rosa | Rumo

Rumo adere à campanha do Outubro Rosa

Em apoio à prevenção ao câncer de mama, locomotiva e vagões rosas irão circulam ao longo do mês

Maior operadora de ferrovias do Brasil, a Rumo assume mais uma vez o compromisso de apoiar a campanha do Outubro Rosa, com o objetivo de ajudar na conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Como no ano passado, a partir deste mês, circularão, em alguns trechos administrados pela concessionária, uma locomotiva e três vagões que receberam uma pintura especial na cor rosa com o selo da campanha.

Vagão de trem da Rumo pintado de rosa

A locomotiva já está circulando pela Operação Norte, no principal corredor ferroviário do país entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP). Já os vagões começam a rodar nesta sexta-feira (7/10), sendo dois na Malha Sul, em trechos de Santa Catarina e do Paraná, e um pelas ferrovias do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Locomotivas temáticas

Vagão de trem da Rumo pintado de rosa

A locomotiva modelo AC44 partiu do pátio da concessionária em Araraquara (SP)levando uma composição com 120 vagões com destino a Rondonópolis (MT). A chegada à cidade está prevista para esta sexta-feira (7/10).

No início da próxima semana a locomotiva rosa já estará na região da Baixada Santista, para descarregar no Porto de Santos (SP). Segundo o coordenador de mecânica de Araraquara, Flávio José de Oliveira Paula, a pintura da locomotiva é definitiva e ela vai rodar sempre com as cores do Outubro Rosa.

Esse é o terceiro projeto com cores temáticas feito pela equipe de mecânica de Araraquara. Em julho, dentro da campanha “Respeito importa”, uma locomotiva foi estilizada com as cores do orgulho LGBTQIAP+. No mês de agosto a homenagem foi um tributo à Estrada de Ferro Araraquara (EFA), uma locomotiva foi revitalizada em cores alusivas (vermelho, amarelo e grená) que circulavam na região entre 1958 e 1960, resgatando a importância histórica das ferrovias no desenvolvimento do interior paulista.

“Este tipo de trabalho com pintura temática gera um engajamento especial na equipe”, explicou o coordenador de mecânica de Araraquara, Flávio José de Oliveira Paula. “É um trabalho que fica em exposição pelas ferrovias, todos gostam de participar destes projetos, ficam orgulhosos com o resultado”.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 17ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.