FIPS inicia a gestão da ferrovia interna do Porto de Santos | Rumo

FIPS inicia a gestão da ferrovia interna do Porto de Santos

Associação assumiu em 1º de outubro a administração da via férrea que movimenta os fluxos de exportação e importação do maior complexo portuário do país

Locomotiva

Primeira locomotiva da vigência da concessão da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips)

Santos, 3 de outubro de 2023 – A FIPS (Ferrovia Interna do Porto de Santos) é a nova cessionária responsável pela gestão da operação, manutenção e expansão da infraestrutura ferroviária que atende o Porto de Santos.

A gestão se iniciou em 1º de outubro deste ano, e o contrato foi assinado com o Ministério da Infraestrutura (que hoje é o Ministério dos Transportes) em 2022. A FIPS é uma parceria de empresas referências do modal ferroviário no país: Rumo, MRS e VLI, e ela chega para substituir a Portofer, empresa que administrava as vias do porto.

O objetivo da FIPS é aumentar a eficiência da operação ferroviária no porto paulista, oferecendo também mais segurança e benefícios para a comunidade portuária, movimentando a economia, gerando negócios e empregos. A FIPS irá investir cerca R$ 1 bilhão nos primeiros cinco anos de gestão, contados a partir da aprovação dos projetos executivos pela Autoridade Portuária de Santos (APS).

“Acreditamos que o comprometimento das pessoas e das empresas ferroviárias reunidas nesta parceria garantirá os melhores resultados operacionais, as melhores práticas, a maior eficiência nos resultados, desenvolvimentos de nossas equipes, negócios e sustentabilidade socioambiental”, fala João Almeida, o CEO da FIPS.

A FIPS foi criada em 16 de dezembro de 2022 por meio de um contrato associativo de cessão assinado entre o então Ministério da Infraestrutura e as empresas ferroviárias. O pool de empresas fica responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento pelo prazo de 35 anos (com renovação por igual período).

Como o contrato é associativo, a cada dois anos será aberta uma nova oportunidade para que novas empresas operadoras de ferrovia interessadas possam participar da FIPS.

Investimentos previstos

A expansão da ferrovia interna do Porto de Santos é imprescindível para dar vazão à movimentação futura de carga no complexo portuário de Santos. O complexo portuário de Santos já está com 94% de sua capacidade máxima, sendo necessária a expansão do empreendimento para dar vazão, com eficiência, à movimentação futura de carga: a projeção é que o volume transportado dobre no prazo de 5 a 10 anos.

Hoje, a capacidade ferroviária do Porto de Santos é de 51 milhões de toneladas por ano. É preciso que ela chegue a 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume das ferrovias operadas por Rumo, MRS e VLI. A FIPS deve investir, no mínimo, R$ 891 milhões nos primeiros cinco anos para ampliar a capacidade de ferroviária local.

Entre as futuras obras previstas pela FIPS, destacam-se: o pátio ferroviário entre o Canal 4 e a Ponta da Praia, dotado de 3 vias férreas para atendimento aos terminais de celulose; viadutos para a eliminação de passagens em nível; passarelas de pedestres; e uma pera ferroviária.

FIPS e a relação Porto e Cidade

O Porto de Santos recebe cargas de seis ferrovias: Malhas Paulista, Norte, Oeste e Central (administradas pela Rumo); do Corredor Centro-Sudeste, da VLI; e da Santos-Jundiaí, gerida pela MRS. Hoje, o modal ferroviário responde por aproximadamente 30% do transporte das cargas movimentadas em Santos.

Devido a sua importância estratégica, uma das diretrizes do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos é a ampliação do modal ferroviário, por meio da eliminação de conflitos rodoferroviários; expansão da malha interna com a construção de novas peras ferroviárias, pátios de manobra e linhas adicionais na região da Ponta da Praia; além de diversas intervenções para ampliar a capacidade de recebimento de cargas.

Nessa relação Porto e Cidade, a FIPS herda da Portofer uma série de intervenções já feitas e outras previstas que buscam harmonizar o convívio entre a ferrovia e a comunidade e sempre valorizando a sustentabilidade. A FIPS seguirá valorizando e empreendendo as melhores soluções para a comunidade na relação Porto e Cidade. E isso se dará tanto em obras ligadas à operação, como também em projetos que tenham interesse social (como foi a reforma da Rodoviária da cidade em 2020).

Em julho deste ano, anunciou que investirá na construção de um novo projeto para a cidade de Santos: o Boulevard Aéreo do Centro Histórico. A localização proposta é que o futuro equipamento conecte a Rua XV de Novembro ao Armazém 4, passando por cima das ruas Tuiuty e Antônio Prado. Da XV, o Boulevard ficaria entre as Ruas Dom Pedro e Riachuelo.

O Boulevard integrará o projeto da Prefeitura de Santos em construir um parque público no Valongo, e a previsão de entrega é em meados de 2024. A ideia é transformar o local em uma espécie de novo Puerto Madero, reduto da região portuária de Buenos Aires que é referência de ponto turístico, gastronômico e comercial na Argentina. O projeto do Boulevard Aéreo ainda está em desenvolvimento, assim como sua estimativa de custos.

FIPS

A FIPS (Ferrovia Interna do Porto de Santos) é a associação responsável pela gestão da operação, manutenção e expansão da infraestrutura ferroviária que atende o Porto de Santos (SP).

A FIPS é uma parceria de empresas referências do modal ferroviário no país: Rumo, MRS e VLI. Seu objetivo é aumentar a eficiência da operação ferroviária no cais paulista, oferecendo também mais segurança e benefícios para a comunidade portuária. O contrato foi iniciado em setembro de 2023 e terá vigência de 35 anos, renováveis por igual período.