Andali S/A e Rumo inauguram terminal de fertilizantes em Rio Verde (GO) | Rumo

Andali S/A e Rumo inauguram terminal de fertilizantes em Rio Verde (GO)

Infraestrutura recebeu investimento de R$ 160 milhões e movimentará mais de 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes por ano

São Paulo, agosto de 2022– A Andali S/A, joint venture formada pelas empresas CHS Agronegócios, BRFértil Fertilizantes e holdings fundadoras, e a Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, inauguraram hoje (9) um terminal ferroviário de transbordo e uma misturadora de fertilizantes em Rio Verde (GO).

Com a nova infraestrutura, será possível a movimentação de fertilizantes a partir do Porto de Santos até Goiás, por meio da Malha Central (Ferrovia Norte-Sul) administrada pela concessionária. Com investimentos de R$ 160 milhões por parte da Andali S/A, o empreendimento amplia a capacidade operacional da empresa na região Centro-Oeste, reduzindo custos na cadeia de fertilizantes e gerando avanços na logística do agronegócio brasileiro.

O terminal, responsável pela geração de 1.000 empregos diretos e indiretos, será o principal ponto de movimentação de fertilizantes da Malha Central. A estimativa é que sejam movimentadas mais de 1,5 milhão de toneladas via ferrovia e misturadas mais de 750 mil toneladas do produto por ano para os players da região, entre eles a CHS, que já é parceira da Rumo na movimentação de grãos, e a BRFértil Fertilizantes.

A capacidade total de recebimento é de até 3,5 milhões de toneladas por ano, o que garante uma operação eficiente diante de um potencial crescimento do mercado na região.

“A Andali é uma parceira estratégica e valiosa para o crescimento e fornecimento de fertilizantes da CHS”, diz o Diretor de Unidades de Negócios da CHS Brasil e atual Presidente do Conselho de Administração da Andali S/A, Anderson Cavaco.

“O potencial da Andali em fornecer à CHS serviços de logística e mistura com eficiência, qualidade e competitividade dará maior sustentabilidade aos serviços oferecidos pela CHS aos nossos clientes-produtores que poderão utilizar na sua estratégia de demanda e gestão de riscos, gerando também maior oportunidade na cadeia de valor em utilizar seus grãos para aquisição de fertilizante de maneira antecipada”.

Aluisio Teixeira, CEO da BRFértil Fertilizantes e Conselheiro da Andali S/A, menciona que “o investimento em um projeto desta magnitude demonstra o potencial do agronegócio brasileiro. A logística integrada é certamente um desafio e fator determinante no impulsionamento de novos negócios. Investimentos como este nos dão a certeza de que seremos muito mais competitivos da porteira para fora das fazendas, gerando ganhos ao produtor rural”.

“Estamos muito satisfeitos pela parceria com a Rumo e com a construção deste projeto inovador, em que uma operação bandeira branca possui um transbordo ferroviário e uma misturadora de fertilizantes dentro do mesmo site” afirma Rafael Vaccari Gonçalves, Diretor Presidente da Andali S/A. “Este projeto permitirá que os nossos clientes entreguem fertilizantes com o custo mais competitivo para o estado de Goiás e porção importante do estado de Mato Grosso”.

O acordo entre as empresas prevê que a Andali será responsável pela operacionalização e gestão de toda a infraestrutura do terminal de fertilizantes, já a Rumo responderá pelo transporte dos produtos a partir do Porto de Santos com destino a Rio Verde.

Rota estratégica

O montante investido pela Andali no projeto compreende os armazéns, equipamentos de mistura e descarga, prédios de descarga e limpeza de vagões, desvio ferroviário, prédios industriais complementares e prédios administrativos.

A maior parte do recurso foi captado através de uma operação no mercado de capitais, com a emissão de uma série de debêntures e um CRI. “O terminal é um passo importante nesta parceria para desenvolvermos um eficiente ponto de movimentação de fertilizantes na região”, diz o vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma. “O apoio da prefeitura de Rio Verde no desenvolvimento do projeto tem sido fundamental para que tenhamos aqui o principal terminal desse tipo de carga ao longo da Malha Central”.

A cidade foi escolhida pela sua posição geográfica estratégica na rota do agronegócio. Rio Verde será o principal polo de escoamento de grãos, insumos e fertilizantes, atendendo toda a região, além de contar com mão de obra especializada.

O local escolhido para a construção do terminal de fertilizantes foi o complexo Rodoferroviário de Rio Verde. Esse terminal oferece complementaridade ao terminal de grãos, também instalado no local, oferecendo uma solução logística mais competitiva para as regiões de influência.

Bandeira branca, o novo terminal  tem vocação para descarga e transbordo ferroviário e contará também com os serviços de mistura (industrialização), armazenagem, descarga rodoviária e carregamento a granel. Será operado em regime de pool, o que reduz custos e eleva a produtividade do transporte e do terminal.

Informações básicas

• Trecho total concessionado da Rumo: 1.537 quilômetros, ligando Porto Nacional (TO) a Estrela D’Oeste (SP)
  • Investimento já realizado pela Rumo: R$ 711 milhões
  • Investimento que está sendo feito pela Andali no terminal em Rio Verde: R$ 160 milhões
  • Prazo do contrato de concessão: 30 anos, não prorrogável

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.200 locomotivas e 33 mil vagões.

Sobre a CHS Inc.

CHS Inc. (chsinc.com) é uma empresa líder em agronegócio de propriedade de fazendeiros, pecuaristas e cooperativas nos Estados Unidos. Diversificada em energia, agronomia, grãos e alimentos, a CHS está comprometida em criar conexões para fortalecer a agricultura, ajudando seus proprietários agrícolas, clientes e outras partes interessadas a desenvolver seus negócios por meio de suas operações domésticas e globais.

A CHS fornece energia, nutrientes agrícolas, sementes, produtos de proteção à cultura, serviços de comercialização de grãos, serviços agrícolas e de produção, produtos de nutrição animal, alimentos e ingredientes alimentares e serviços de gestão de risco. A empresa opera refinarias de petróleo e dutos, também fabrica, comercializa e distribui combustíveis refinados da marca Cenex®, lubrificantes, propano e produtos de energia renovável.

Sobre a Andali S/A

Com 25 anos de história, a Andali S/A tem como acionistas a CHS Agronegócios (50%), a BRFértil Fertilizantes (26,5%) e as holdings fundadoras (23,5%), e presta os serviços de mistura (industrialização), armazenagem, carregamento a granel e descarga, nos modais ferroviário e rodoviário, além de atuar em soluções relacionadas ao segmento de fertilizantes.

Atualmente, possui um terminal dentro do complexo intermodal de Rondonópolis (MT) com capacidade para misturar 900 mil toneladas por ano e armazenar 270 mil toneladas estáticas.

Sobre a BRFértil

A BRFértil se apresenta como uma opção comercial inteligente e comprometida em assessorar o produtor no incremento de eficiência, produtividade e agilidade indispensáveis para o sucesso da produção agrícola.

Empenhada na inovação contínua de produtos e serviços, está sempre junta dos clientes e imbuída do propósito de nutrir plantas para alimentar pessoas e impulsionar negócios, contribuindo diretamente com o crescimento do agronegócio brasileiro. Seu know-how está focado em entender e atender as necessidades dos clientes no momento ideal de tomada de decisão na aquisição desses insumos.